26 de dez. de 2011

Prefeitura de SP proíbe motos na pista expressa da Marginal Pinheiros

Medida entra em vigor já em janeiro de 2012. Quem for flagrado desrespeitando a regra levará multa de R$ 85,13.

Motos usam a pista expressa da Marginal Tietê, onde sua circulação é proibida (Foto: Juliana Cardilli/G1) 
Na Marginal Tietê, apesar da proibição há mais de um ano, alguns motociclistas ainda desrespeitam a regra (Foto: Juliana Cardilli/G1)
A Prefeitura de São Paulo irá proibir, a partir de janeiro de 2012, a circulação de motocicletas na pista expressa da Marginal Pinheiros. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o objetivo é diminuir não só a incidência como a gravidade dos acidentes envolvendo motociclistas.

Na pista local, a velocidade máxima permitida é de 70 km/h. Já na pista expressa, as motos andam no limite de 90 km/h. O órgão afirma que "na maioria dos acidentes de trânsito, a menor velocidade do veículo é crucial, pois pode abrandar as consequências do acidente ou até mesmo evitá-lo".
A mesma restrição já existe há um quase um ano na Marginal Tietê. Desde agosto de 2010, as motos são proibidas de circular na pista expressa da via. Apesar de alguns motoristas ainda ignorarem a medida, a CET diz que os acidentes envolvendo motos na via caíram 35% até julho deste ano.

A companhia diz que a nova medida também é baseada no aumento de acidentes envolvendo motocicletas na Marginal Pinheiros: de 302, em 2005, para 486 em 2010. A via recebe 2.500 motos por hora no período de rush. Levantamento mostra que 56% dos acidentes ocorridos até julho de 2010 aconteceram na pista expressa da Marginal Pinheiros. As outras pistas – local e única – respondem, respectivamente, por 20% e 24% do total de acidentes.
A fiscalização aos motociclistas será feita por agentes de trânsito e radares. Foram colocados 19 radares fixos para fiscalizar as infrações de motociclistas em toda a cidade, além de seis radares chamados de "pistolas", que flagram exclusivamente infrações cometidas por motociclistas. Os equipamentos começarão a operar no início do ano.
Quem for flagrado descumprindo a regra na marginal levará multa de R$ 85,13, considerada uma infração média, além de quatro pontos na CNH (carteira nacional de habilitação).
De acordo com a CET, somente no ano passado foram registradas 478 mortes de motociclistas vítimas de acidentes de trânsito. A companhia diz que o aumento do número de acidentes com vítimas se deve ao crescimento da frota de motocicletas, à fragilização do condutor em razão das características próprias do veículo e à circulação da motocicleta entre os outros veículos de maior porte e em velocidade diferenciada.

Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/sao-paulo

Nenhum comentário: