29 de dez. de 2011

"Padrinho" de Massa culpa pneus por má fase e confia em volta por cima

Ex-chefe da Ferrari, Jean Todt acredita em recuperação do brasileiro na temporada de 2012. Foto: EFE Ex-chefe da Ferrari, Jean Todt acredita em recuperação do brasileiro na temporada de 2012
Foto: EFE

Ex-chefe de equipe da Ferrari entre 1993 e 2007, o atual presidente da FIA Jean Todt conhece, como poucos, o brasileiro Felipe Massa, que vem de má temporada no último Mundial de Fórmula 1, quando terminou com menos da metade dos pontos de seu companheiro, o espanhol Fernando Alonso. Porém, Todt confia na recuperação do brasileiro em 2012 na própria escuderia italiana e elegeu a falta de adaptação do piloto aos pneus Pirelli como o maior empecilho de Massa neste ano.

"Acho que o grande problema é que o Felipe não se adaptou aos novos pneus da Pirelli. Eu o vejo como um bom piloto e acredito que possa mostrar isso novamente", explicou Todt e declaração concedida ao diário italiano Corriere Dela Sera

Neste momento, Massa sofre claramente com a condição de segundo piloto da Ferrari. Fernando Alonso andou mais rápido em relação ao brasileiro nas últimas duas temporadas e ganhou a preferência dentro da equipe. Quarto colocado do último Mundial com 257 pontos, o espanhol somou 139 pontos a mais que o parceiro, sexto na clasificação geral.
"Todos sabem que o Alonso é um ponto de referência para os outros na categoria. Mas o Felipe não esteve atrás dele em três segundos, mas sim em três décimos", comparou.
Outro nome muito contestado, o atual chefe da equipe de Maranello, Stefano Domenicali, também foi defendido por Todt. Ele explicou que quando ocupava o cargo, também era constante alvo de críticas nos momentos de crise. Mas reconhece que seu sucessor está "no olho do furacão" pelo fato de a equipe ter vencido apenas uma corrida nesta temporada.
Por fim, o mandatário discorda dos que analisam que os carros da Ferrari não foram competitivos em 2011. Ele argumenta que mesmo os bólidos não sendo tão bons quanto aos da campeã Red Bull, os modelos desta temporada não deixavam de ser bons.

"Eu fico orgulhoso de ter saído antes do risco de ser demitido, mas não concordo com as pessoas de que o carro da Ferrari não era competitivo, só não foi tão bom como a Red Bull", comparou.
No último Mundial de Construtores, a Ferrari terminou no terceiro posto com 375 pontos, contra 650 da escuderia austríaca.

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

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