29 de dez. de 2011

Barrichello não deve se rebaixar para seguir na F1, opinam pilotos

Barrichello segue com futuro indefinido para 2012. Foto: Getty Images Barrichello segue com futuro indefinido para 2012
Foto: Getty Images

Felipe Held
Rubens Barrichello tem futuro incerto na Fórmula 1, apesar da grandiosa história construída ao longo de 18 anos como piloto titular na principal categoria do automobilismo mundial. Em situação complicada na Williams, que precisa de um grande patrocinador para 2012, o veterano brasileiro vice-campeão de 2002 e 2004 e recordista de Grandes Prêmios disputados ainda deixa em aberto a possibilidade de abandonar a F1 ou buscar uma nova escuderia para a próxima temporada.

Contudo, alguns dos principais competidores da Itaipava GT Brasil aproveitaram para registrar suas opiniões sobre a situação de Barrichello. Além de defenderem o colega de profissão na difícil renovação com a Williams, os pilotos sugerem que Rubinho não deve se rebaixar para continuar na Fórmula 1 em uma equipe nanica. Eles ainda avisaram que o astro seria mais do que bem-vindo se resolvesse disputar categorias nacionais a partir do ano que vem.
"Ele tem que buscar uma equipe para ficar pelo menos entre os dez primeiros", apontou Valdeno Brito. "Até uma Renault vale a pena para ele, mas uma Hispania ou uma Lotus já não. O Rubinho precisa ter um carro à altura. Torço para que ele continue por lá, mas será muito bem-vindo para disputar a Stock Car ou a Itaipava GT".
Jogo de interesses
Posição bastante similar teve Allam Khodair, da Blau, consciente da atual situação da Fórmula 1, muito além das pistas e dos cockpits. "Trata-se de um piloto que já fez uma grande história na categoria e que teria o lugar dele, mas agora está acontecendo uma renovação de safra e há muitos interesses em jogo, econômicos e políticos", citou, lembrando a importância de pilotos levarem gordos patrocínios aos times - caso de Pastor Maldonado, também da Williams, que conta com o apoio do governo venezuelano.
"O Rubens é caro, mas deveria ter lugar garantido. E não é o caminho ir para um time menor, ainda mais se não levar dinheiro. Na minha opinião, ele ainda tem mais dois ou três anos para estar no topo e poderia tentar uma categoria como Indy ou DTM antes de retornar ao Brasil", discorreu Khodair, cuja opinião foi apoiada por Ricardo Maurício.
"O Rubinho merece, é um dos caras que mais sabe acertar carros de Fórmula 1 e tem muita vontade de continuar lá, possui um feeling diferenciado. Infelizmente tem esse lado financeiro e não sei até que ponto vale ir para um time menor", comentou Maurício, da Scuderia 111, que não escondeu o desejo de contar com Barrichello como adversário em um futuro próximo. "Ele sempre disse que quer correr na Stock Car. Se viável, seria muito bacana", acrescentou.
Alguns dos pilotos mais jovens da Itaipava GT foram ainda mais críticos em relação à situação financeira que mantém o futuro de Rubinho indefinido. Tanto Daniel Serra, da Via Itália, quanto Sérgio Jimenez, da Mercedes, fizeram elogios ao compatriota da Williams e disseram que não vale a pena que Barrichello se desgaste para permanecer na F1.
"Ele é um piloto experiente, que precisa ser muito bem pago - e não levar patrocínio para o time. O auge dele obviamente já passou, ele não é mais o cara competitivo que era antes, mas acho o Barrichello um bom piloto e depende do prazer que se tem de guiar", apontou Serra. "O Rubinho gosta do que faz, é um piloto espetacular que está há quase 20 anos na Fórmula 1. Se eu fosse ele correria atrás da renovação, mas acho que não me desgastaria para ir em busca de uma equipe menor e sem expectativa de grandes resultados", respaldou Jimenez.
Abandonar já
Dos pilotos ouvidos pelo Terra, Xandinho Negrão foi quem se mostrou mais "radical" ao comentar a situação de Barrichello. Para o piloto da A. Mattheis, líder da temporada, o ciclo de Rubinho na Fórmula 1 já está encerrado.
"Ele tem que voltar já de lá", disse Xandinho, bem humorado. "O Rubinho já ganhou corrida, se divertiu, ficou perto do título... mas agora tem outras coisas para ele correr e fazer um bom trabalho também. Deve ser muito bom correr na F1, mas sei lá. Ele já não está mais tão competitivo, poderia vir disputar as categorias nacionais", finalizou.

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

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