12 de dez. de 2011

Os dez elementos mais marcantes do design automotivo


Os mesmos receptores de seu cérebro que reconhecem os rostos humanos também reconhecem faces de carros. Contudo, não são apenas os faróis que caracterizam um veículo. Aqui estão os dez elementos mais marcantes do design automotivo.

Rabo-de-peixe do Cadillac 1959


Sugerido por: josé verona, GrandCherokee52
Por que é marcante? Se fosse preciso escolher um símbolo para os carros americanos, seria o rabo-de-peixe do Cadillac 1959. A traseira desses gigantes é uma mistura de detalhes cromados e reluzentes, mas as afiadas barbatanas são o verdadeiro ícone.
As barbatanas surgiram de uma pequena rivalidade. Desde 1948 a Cadillac vinha aumentando discretamente ano a ano as barbatanas inspiradas nos aviões. Eram modificadas de maneira sutil para que os modelos novos nunca ficassem muito diferentes dos antigos, e para que o valor de revenda continuasse alto. Até que em 1957 a Chrysler acabou com os planos da Cadillac ao introduzir barbatanas enormes até mesmo no carro mais barato da marca. Os Cadillacs pareciam dominados, e toda a emoção de fazer aos poucos um Cadillac mais futurista foi abalada.
Então a equipe de projetistas do Cadillac (e de toda a General Motors) se descontrolou e passou a desenhar do modo mais louco possível. Nenhuma ideia era ousada o bastante. Quando Harley Earl, o chefe da equipe, voltou de férias e percebeu que seus projetistas tinham praticamente abandonado os planos progressivos, ele aprovou essas barbatanas enormes, jamais vistas até então. Elas têm proporções épicas. É impossível vê-las pessoalmente e não admirá-las.

Estrela de três pontas da Mercedes-Benz


Sugerido por: ManfredKraus
Por que é marcante? Poucas coisas simbolizam riqueza e poder como o logotipo da Mercedes, orgulhosamente exibido no nariz de todo grande carro da marca. As estrelas do capô parecem uma mira apontada para pobres pedestres. Cada vez que você passa por uma, seu lado mau quer arrancar aquela maldita estrela.
Nenhum símbolo no mundo dos carros é tão forte quanto a estrela de três pontas.

Lanternas circulares duplas


Sugerido por: Deni Marinho
Por que é marcante? Vários fabricantes parecem ter se apropriado das lanternas circulares duplas. A Ferrari usa, o Corvette usa, os Skylines usam. Todo mundo tem um carro com elas.
Isso significa que, se você avistar quatro luzes vermelhas à noite, já sabe que há algo caro e rápido logo à frente. Elas são um elemento genérico que inspira esportividade e tradição, um clássico que não pode, nem deve, ficar restrito a apenas uma marca. Crédito da foto: Attila Malarik

Hofmeister Kink


Sugerido por: Coelho
Por que é marcante? Sempre haverá um chato para dizer que o primeiro carro a ostentar esta janela traseira com a curva acentuada foi o Kaiser 1951 ou o Dodge Dart 1962. São pegadinhas idiotas, então ignore esse chato.
O que importa é que a BMW usa este entalhe na coluna C desde 1961, quando idealizou sua linguagem de design moderna com os famosos modelos “Neue Klasse” (Nova Classe). Pequenos, esportivos e com tração traseira, ele foram – e ainda são – o molde para um BMW.
Parte deste molde inclui o Hofmeister Kink, algo que acabou copiado em quase cada projeto esportivo que você possa imaginar, dos Celica da década de 80 aos Saab com suas curvas “tacos de hóquei”. Crédito da foto: freeskier

Grade e adorno dos Rolls-Royce


Sugerido por: heeliop e Hrungnir
Por que é marcante? Na década de 1970 os americanos perceberam que podiam tornar suas barcas terrestres mais refinadas instantaneamente, bastando apenas instalar uma grade enorme e reluzente na frente do carro. A Rolls-Royce já fazia isso havia muito tempo, e ao contrário dos ‘mericans, continua fazendo até hoje.
A grade remete aos primeiros dias da Rolls-Royce, e não era muito especial quando nova. Na época todos os carros tinham uma grade gigante na frente, a Rolls-Royce apenas nunca tornou seus carros mais aerodinâmicos com o passar do tempo. Assim, ela permaneceu em uso, assim como a vistosa senhorita nua postada no topo, hoje idolatrada como símbolo de bom-gosto e lembrada como ‘the Spirit of Ecstasy’. Basta olhar a grade e você sabe do que se trata. Crédito da foto: Chard Horwedel

Portas asa-de-gaivota


Sugerido por: Lucashardrock
Por que é marcante? Desde que o Mercedes 300SL chegou às lojas as portas que abrem para cima tornaram-se um elemento estético essencial para qualquer fabricante que deseja adicionar um toque exótico a um carro. A DeLorean as usou em seu DMC-12 e vejam o que aconteceu.

Silhueta do Porsche 911


Sugerido por: Henrique e Carlos
Por que é marcante? Quase todo mundo – fãs de carros ou não – sabe identificar um Porsche 911. Seja ele da década de 60 ou 80, seja um zero-quilômetro, seu cérebro já sabe: é um Porsche. Ou uma imitação.
O 911 nunca foi o único carro a ter um arco que se estende do topo do para-brisa à ponta traseira, mas seguindo a mais pura tradição germânica, o Porsche se manteve amargamente conservador ao longo dos anos, impregnando sua silhueta na mente do público.

Grade “duplo-rim” da BMW


Sugerido por: Felipe Torres Marques
Por que é marcante? Felizes as marcas que podem adotar um detalhe de design característico, e bolar todo um universo de formas a partir dele. Foi o que aconteceu com a BMW e seu nariz bipartido. Os requisitos da Bavária incluem outra condição: sempre ter cara de maldade.
A forma vem do BMW 303 1933 e é utilizada pela marca desde então. Está em seu DNA agora, e cada vez que você vê a grade dupla sabe exatamente o que está diante de seus olhos.

Grelhas de alavanca de marcha


Sugerido por: @AllTimeGiorgio
Por que é marcante? Toda vez que você entra em um carro e avista uma reluzente grelha no lugar da coifa do câmbio, já sabe que logo estará dirigindo forte e com um clic-clic entre as marchas. Nada transmite mais esportividade que uma alavanca de marchas correndo em uma grelha – geralmente associada às Ferrari, Lamborghini e ao Audi R8.

Perfil em forma de cunha


Sugerido por: rafthehay
Por que é marcante? A ideia de dar a um carro a forma de cunha surgiu em diferentes estúdios pelo mundo ainda no final da década de 60. O obscuro DAF 55 Siluro foi o primeiro deles, e depois vieram alguns conceitos como o Maserati Boomerang, Ferrari Modulo e Alfa Romeo Carabo. Mas os responsáveis pela consagração deste conceito estético foram o Lancia Stratos HF e, principalmente, o Lamborghini Countach.
Embora fosse um carro incrível, o Stratos veio, encantou o mundo e se foi sem deixar sucessor. Já o Countach, e sua produção ao longo de 16 anos, mudou para sempre a imagem dos esportivos de Sant’Agata Bolognese e definiu o visual dos esportivos do futuro.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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