29 de dez. de 2011

Motos: 2012 olha para o alto e avante

Fotos: Divulgação
Motos: 2012 olha para o alto e avante
2012 promete crescimento moderado mas grande salto em segmentos mais caros

por Igor Macário
Auto Press


Após o encerramento de um 2011 positivo para o mercado de duas rodas, as fabricantes agora se preparam para encarar o próximo ano com o otimismo gerado pelos bons resultados. As expectativas para 2012 são da manutenção do crescimento, ainda que um pouco mais moderado que no ano que termina.
A produção de motos deve alcançar o patamar das 2,25 milhões de unidades, com as vendas encostando em 2,15 milhões, o que representa um aumento de 5% em relação a 2011, nas duas cifras. Só em exportações, a Abraciclo – entidade que reúne as fabricantes de motocicletas, motonetas e ciclomotores – vislumbra 46% a mais em 2012 e chegar às 98 mil unidades comercializadas. Essas boas perspectivas incentivam o lançamento de novidades em todos os segmentos.

Entretanto, a fatia do mercado que mais deve ganhar é a de motos maiores, mais luxuosas e mais potentes. O expressivo crescimento de cerca de 24% nesse setor em 2011 animou as marcas. Por isso mesmo, as fabricantes deverão trazer para o Brasil representantes de suas castas mais altas. A Honda vai investir em mais uma 1.000 cm³ com a RVF 1000 V4, que chegará às ruas no começo do ano e ocupar o segmento logo acima da Fireblade – hoje vendida por R$ 58 mil na configuração "top". A motocicleta tem uma pegada muito esportiva e remete às motos de competição, com o retorno do clássico propulsor V4, que agora deve ultrapassar os 180 cv.


Triumph Tiger Explorer

O ano de 2012 também marca o começo das atividades de algumas marcas no país. A italiana MV Agusta irá montar suas esportivas em Manaus nas linhas da Dafra. Inicialmente, a F4 e as Brutale 1090 R (foto da capa) e RR, com motores de 187 cv e 144 cv respectivamente, serão comercializadas por valores entre R$ 150 mil e R$ 170 mil. Outra que deve surpreender é a inglesa Triumph, que marcou seu retorno ao país após vários anos ausente. A fabricante terá uma subsidiária própria, ainda a ser estabelecida, que cuidará das atividades no Brasil. A expectativa é que as motocicletas comecem a ser vendidas no segundo semestre.

A Yamaha também anunciou investimentos no país. A japonesa deve aumentar o aporte de R$ 60 milhões investidos em 2011 para R$ 100 milhões em 2012. O dinheiro irá para o desenvolvimento e lançamento de novos produtos, além de modificações na linha de produção da Zona Franca de Manaus. Uma das novidades deverá ser a max scooter T-Max, com motor de 500 cilindradas e 46 cv, mostrada no em novembro último Salão de Milão. Na Europa, a scooter é vendida por cerca de 6.500 euros, ou R$ 15.700.


Yamaha YZF-R1

Além dela, a YZF-R1 deve virar 2012 com mudanças no visual e mecânica. A Super Ténéré ganhou uma nova versão na Europa, a Worldcrosser, com mudanças mecânicas no 1.200 cm³ – para reduzir o peso dos componentes e melhorar o desempenho – para chegar aos 110 cv, e é mais uma que deve cruzar o Atlântico. Por lá, ela custa cerca de 16 mil euros, ou R$ 38.600.

Junto da nova "mil", a Honda deve trazer ao país a CRF 250 L, concorrente direta da Yamaha WR 250 R no segmento das trails de pequena cilindrada. A moto tem visual e proposta semelhante à CRF 230 – que tem motor de 19 cv e custa cerca de R$ 10 mil –, mas pode circular nas ruas, enquanto a outra é restrita à competições off-road. A crossover Integra, também mostrada em Milão, ainda sem preço definido, é outra cotada para chegar ao Brasil em 2012. O modelo usa um novo motor de 670 cilindradas com 52 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem.


Yamaha T-Max

Entre as motos menores, a tendência é crescer bem menos, mas ainda com números satisfatórios para a indústria, já que elas representam a fatia mais gorda das vendas, nada menos que 88% do mercado. E as fabricantes vão manter o investimento nos segmentos de até 150 cilindradas. A região Nordeste continua a puxar bons resultados neste segmento, a ponto de atrair novas fábricas para a região, como a chinesa Shineray – que se instalará em Pernambuco – e a paulista Jonny Motorcycles, cuja unidade fabril será no pólo industrial de Camaçari, na Bahia, ambas com produtos apenas entre 50 cm³ e 150 cm³.

Apesar da esperada queda no ritmo de crescimento, 2012 promete ser um ano bom para as motos, como o Salão Duas Rodas – maior evento do segmento no país – e o Salão de Milão – o maior do mundo – já indicavam estas mudanças. O Brasil, agora sexta economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido, acelera em duas rodas.


Honda Integra

Fonte:motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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