28 de dez. de 2011

Morreu Aldo Besson, co-fundador da Miura


Itelmar Gobbi, à esquerda no Miura vermelho e Besson à direita, no Miura branco
Aldo Besson, um dos fundadores da fábrica de esportivos Miura morreu ontem, segunda-feira (26) em Porto Alegre. Besson idealizou o primeiro modelo da marca ainda nos anos 70, quando era proprietário da Aldo Auto Capas, uma loja especializada em personalização de automóveis.
Seus carros são considerados os nacionais mais sofisticados daquela época escassa, mantendo até hoje uma legião de fãs dedicados a preservar sua memória.
O primeiro modelo, o Miura Sport 1600 tinha a característica forma de cunha dos anos 70 e foi construído em fibra de vidro sobre um chassi Volkswagen, com o conhecido motor 1600 refrigerado a ar. Depois vieram os modelos com motor VW “a água” e os chassis tubulares, chegando ao auge da tecnologia dos carros nacionais com o modelo Top Sport, que chegou a ter controlador eletrônico de velocidade, suspensão eletrônica, volante e pedais com ajustes elétricos, injeção eletrônica e computador de bordo com sintetizador de voz – que alertava o acionamento do freio de mão, tanque na reserva e cinto de segurança desatado.

Como quase todas as fabricantes fora-de-série das décadas de 70 e 80, a Miura não resistiu à abertura das importações no começo da década de 1990, e suas atividades foram encerradas em 1992. Durante os 17 anos de produção, foram construídas cerca de 10.600 unidades.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: