30 de dez. de 2011

Mercedes promete "som agradável" dos motores V6 da Fórmula 1

Em medida polêmica, motores V8 serão trocados por V6 a partir de 2014; equipes já testam novo material . Foto: Getty Images Em medida polêmica, motores V8 serão trocados por V6 a partir de 2014; equipes já testam novo material
Foto: Getty Images

A preocupação com relação ao ronco dos novos motores V6 pode deixar de existir segundo o diretor de propulsores da escuderia Mercedes, Thomas Fuhr. O especialista garante que os novos modelos irão emitir um som agradável ao público que acompanha a Fórmula 1, quando forem adotados.

O motor de seis cilindros será imposto na maior categoria do automobilismo em 2014, substituindo o tipo V8, que é utilizado atualmente pelos carros da Fórmula 1. Essa não será a primeira vez que haverá mudança nos propulsores padrões. Em 2006, o motor V10 foi substituído pelo V8.
A troca de modelos ocorrida anos atrás causou uma mudança no barulho dos carros, que se tornou mais brando. Em vista disso, os fãs do esporte temem pelo novo som emitido pelo tipo V6. No entanto, se depender de Thomas Fuhr, não há motivos para preocupações, ao menos nas máquinas da Mercedes.
"Com o limite de 15 mil rpm (rotações por minuto), os motores vão ter um som ótimo", assegurou o diretor ao diário italiano Tuttosport. "Com os seis canos de escape terminando em uma só saída, no turbo, penso que o som será bem legal", opinou Fuhr.
Apesar das palavras de Thomas Fuhr, os torcedores ainda têm incertezas quanto aos novos motores, que gerou muitas críticas dentro da F1 em razão do barulho atenuado.
Bernie Ecclestone, chefe comercial da categoria, também foi contra a medida anunciada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e ameaçou até mesmo processar a organização.
"Os promotores acreditam que estes novos motores vão tirar aquilo que as pessoas querem quando vão às corridas de Fórmula 1 e, por isso, eles não vão poder vender ingressos e nos pagar. Podemos ter de processar a FIA", disse na época do anúncio.

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

Nenhum comentário: