9 de dez. de 2011

Lotus frustra B. Senna e confirma Grosjean como titular em 2012

Francês que substituiu Nelsinho Piquet na Renault em 2009 terá nova chance na F1. Foto: Getty Images Francês que substituiu Nelsinho Piquet na Renault em 2009 terá nova chance na F1
Foto: Getty Images

O sonho de Bruno Senna de iniciar como titular a temporada de 2012 da Fórmula 1 pela Lotus acabou. A equipe confirmou nesta sexta-feira a contratação do francês Romain Grosjean para correr ao lado do finlandês Kimi Raikkonen, ignorando assim também o russo Vitaly Petrov, outro concorrente à vaga.

O anúncio da contratação do francês, 25 anos, significa que Bruno Senna, que durante 2011 entrou no lugar do demitido alemão Nick Heidfeld na equipe a partir do Grande Prêmio da Bélgica, não conseguiu confirmar presença na F1. Resta saber agora qual será o futuro do brasileiro, que poderia tentar uma vaga como reserva na mesma Lotus ou de titular em algum outro time: os únicos que ainda têm assentos disponíveis são Williams, Force India, Toro Rosso e Hispania.
Grosjean já teve uma oportunidade na categoria na mesma escuderia sediada em Enstone, quando ela se chamava Renault, em 2009. Em sete corridas substituindo o brasileiro Nelsinho Piquet, o francês decepcionou como parceiro do espanhol Fernando Alonso e teve o 13º lugar no Grande Prêmio do Brasil como seu melhor resultado.
Em nota publicada em seu site oficial nesta sexta, a Lotus lembra que o piloto "ganhou experiência com o time durante" o último ano, no qual era reserva. Ele participou dos treinos livres em Abu Dhabi e no Brasil, tendo superado Bruno Senna na primeira sessão de sexta-feira em Interlagos.
"Há um sorriso de orelha a orelha em meu rosto", comemorou o francês, que depois de fracassar na Renault recomeçou na carreira e venceu o campeonato da GP2 em 2011. "Sinto-me um privilegiado por ter essa oportunidade. É como voltar para casa e eu não vou decepcionar. Correr ao lado de um ex-campeão do mundo que está faminto e retornando à F1 será uma ótima experiência", completou, em referência a Raikkonen. O finlandês se consagrou em 2007 a bordo da Ferrari e vinha correndo no Mundial de Rali (WRC) nas duas últimas temporadas.
Chefe da Lotus, que segue tendo a marca francesa como acionista minoritária da equipe, Eric Boullier se disse "impressionado" pelo desempenho de Grosjean em Abu Dhabi e no Brasil e afirmou que a contratação faz parte do "processo de reconstrução" da equipe, que como Renault venceu os campeonatos de 2005 e 2006 com Alonso e não ganha uma corrida desde 2008. "Eu gostaria de agradecer a Vitaly Petrov e a Bruno Senna pela colaboração para o nosso desempenho e de desejar a eles o melhor para o futuro", concluiu.
Petrov tinha contrato com a escuderia para 2012 e mesmo assim recebeu a má notícia. Empresária do corredor, Oksana Kosachenko apontou no início de dezembro à revista alemã Auto Motor und Sport que trabalhava com "planos B e C" para seu cliente caso a negociação com a Lotus fracassasse. Já o sobrinho de Ayrton Senna estaria interessado em ser novamente reserva do time com sede na Inglaterra, de acordo com o site italiano ItaliaRacing. Com informações da agência AFP

Fonte:terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

Nenhum comentário: