22 de dez. de 2011

Flashback: os sete carros que mataram a Saab


O suicídio assistido é ilegal na Suécia, o que explica por que a Saab – uma marca que nasceu na aviação – sofreu uma morte lenta e dolorosa pelas mãos da GM e outras marcas estrangeiras. Aqui estão os sete veículos que ajudaram a matar de vez a marca de Trollhättan.

Saab-Lancia 600



Período de produção: 1980 a 198?
Especificações: quatro cilindros, 1,5 litro, 85 cv, 12,58 kgfm, tração dianteira. Hatchback de quatro lugares.
Como era? Um Lancia Delta bem mais lento.
Qual foi o erro dos suecos? Quando você ouve “Lancia Delta” você pensa imediatamente no louco Lancia Delta HF Integrale 16v. O Saab 600 era baseado no Lancia Delta, que teve uma mãozinha de Trolhätan em seu desenvolvimento. Infelizmente tudo o que os suecos e noruegueses receberam foi uma versão rebatizada, com acabamento simplificado, tração dianteira e um fraco motor 1,5 sob o capô. Além de ser pouco inspirador, foi o primeiro de uma longa história de modelos de outras marcas rebatizados como Saab. Crédito da foto: Peacetek

Saab 9-5


Período de produção: 1997 a 2009
Especificações: quatro cilindros turbo, 2,3-litros, 260 cv, 35,6 kgfm, tração dianteira. Sedã ou perua.
Como era? O 9-5 foi líder da categoria quando estreou, oferecendo um notável desempenho da tração dianteira. Quatorze anos depois o carro ainda é produzido, mas há muito tempo foi superado pelos concorrentes.
Qual foi o erro dos suecos? Eles nunca o atualizaram de verdade. Não por que não precisasse, mas a GM deveria ter deixado a Saab mexer no carro em vez de ficar brincando com faróis e motores.

Segunda geração do Saab 900


Período de produção: 1994 a 1998
Especificações: quatro cilindros turbo, dois litros, 185 cv, 26,82 kgfm, tração dianteira. Hatchback, perua, ou conversível.
Como era? Dinâmica neutra, desempenho razoável se você escolhesse o motor certo e uma bela combinação de esportividade e conforto.
Qual foi o erro dos suecos? Apesar de ostentar o perfil do antecessor e o visual refinado dos suecos, a segunda geração do 900 era um Opel fantasiado. Também foi o começo da prostituição de plataformas entre GM e Saab.

Saab 9-7x


Período de produção: 2005 a 2009
Especificações: V8 de seis litros, 390 cv, 55,3 kgfm. SUV de tração integral.
Como era? O maior e mais pesado Saab de todos.
Qual foi o erro dos suecos? Carinhosamente referido como “Trollblazer”, o 9-7x serve apenas para reafirmar a máxima norte-americana: um Chevrolet Trailblazer é um Chevrolet Trailblazer, não adianta disfarçar.

Saab 9-2x


Período de produção: 2005 a 2006
Especificações: boxer de quatro cilindros turbo, 2,5 litros, 230 cv, 31,8 kgfm. Hatchback de tração integral.
Como era? Uma plataforma japonesa com carroceria sueca vendida aos americanos. Em outras palavras, um Subaru WRX. É isso o que ele era. Pode não parecer mal, mas alguém já ouviu falar em crise aguda de identidade?
Qual foi o erro dos suecos? Os clientes leais da Saab c*** e andaram para um carro que era melhor que qualquer Saab da época. Mesmo com o plano de prostituição de plataformas da GM, o Saabaru era um Subaru em todos os aspectos, menos no nome. Tal como o 9-7x, ele se distanciou muito da marca. Embora tenha vendido bem, teve uma morte precoce, vítima da venda da Subaru para a Toyota. No fim, o 9-2x era pouco mais que uma porta de entrada dos professores acadêmicos para o viciante mundo dos carros japoneses.

Segunda geração do Saab 9-3


Período de produção: 2002 a 2010
Especificações: quatro-em-linha turbo, dois litros, 210 cv, 30,4 kgfm. Sedã, conversível ou perua de tração dianteira ou integral.
Como era? Nós adorávamos o Turbo X, mas não há nada de errado com o 9-3 básico, que usa a plataforma Epsilon – a menos que você pegue o conversível. A tração integral do 9-3s é um pouco mais áspera que o modelo de tração dianteira, mas também rodava melhor.
Qual foi o erro dos suecos? Eles tiraram de linha o hatch em favor do sedã, matando tudo o que fez do 9-3 um verdadeiro Saab.

Saab 9-4x



Período de produção: nunca produzido
Especificações: não divulgada
Como seria? Certamente como um Cadillac SRX, porque é isso o que ele era.
Qual foi o erro dos suecos? Se você quer imaginar o futuro da Saab sob o domínio da GM, basta imaginar mais um SUV de plataforma prostituída. O 9-4x era lindo, mas mesmo que fosse melhor que seu gêmeo da Chevrolet, não havia muita razão para sua existência.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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