20 de dez. de 2011

Circuito Podium Race - 6° Track Day 2011 de Brasília


 Numa casa sempre tem uma coisinha ou outra que estão por fazer por pura preguiça ou mesmo por puro descaso. Quem é “de casa” acaba se acostumando ou aceitando o estado em que se encontra por necessidade ou pura conveniência, mas se alguém de fora chega e aponta o erro mostrando tudo o que está de errado, aí incomoda, ah incomoda!


Receber alguns amigos de Curitiba/PR em Brasília para a realização do 6° track Day de 2011 foi uma satisfação imensa, mas apresentar-lhes um autódromo deteriorado, semi-abandonado e sujo foi simplesmente vergonhoso. Deixo claro aqui que a culpa não foi da organização do evento, mas dos organizadores dos eventos anteriores que simplesmente largaram todo o seu lixo pelo autódromo e não se preocuparam em zelar pelo que é do próximo. Haviam banheiros químicos de uma festa anterior espalhados pelo autódromo que, em caso de uma escapada e colisão de algum dos carros participantes, iria (literalmente) dar merda, restos de pneus espalhados pela pista e bastante pontos de terra no asfalto espalhados pelo circuito. Não sei como é na casa de vocês, mas aqui a regra é clara: o último a comer, lava a louça!
Com a realização da Podium Race e a organização do Track Day Clube do Distrito Federal, o dia inteiro foi de pista livre e muita diversão por conta dos participantes do evento. Subarus, Volkswagens, Porsches, Fiats, Fords, Lamborghinis, Citröens… todos aproveitaram bastante o dia, apesar do atraso na abertura da pista e da antecipação do fechamento.
A participação do pessoal de Curitiba trouxe um pouco mais de experiência para os pilotos de lá e para os de cá. Rafael Gobor com seu Subaru “Steel Gray” Impreza (já já falo mais dele) que o diga:
Sobre a pista, putz… desafiadora! Gostei bastante do traçado e queria muito ter alcançado os 2:25, mas o fim do pneu dianteiro esquerdo adiou esse tempo pra próxima vez!
Gostei muito da oportunidade. O esquema de ter sido barato pra mandar os carros, poder conhecer outro circuito, incomodar o pessoal dos carros legais… espero poder ir mais vezes!
A parte do “incomodar o pessoal dos carros legais” dá-se pelo tempo alcançado pelo Subaru numa pista desconhecida, que deixou muito carro com mais potência e estrutura para trás.

Os pneus sofreram MUITO durante todo o dia. Praticamente todos aqueles que pararam foi porque os pneus já não aguentavam mais nada. O melhor tempo do evento ficou por conta do Lamborghini Gallardo Superleggera n° 77, pilotada por Pedro Jacobi, que virou 2:19:227.

São Pedro foi muito camarada com toda a turma do evento: segurou bem a chuva até o limite. Pingou uma gotinha ou outra ao longo do dia, mas sequer foi preciso paralisar o evento por conta disso. Lá pelas 17:00hs ele mandou o sinal de que não dava mais para segurar a onda e a chuva caiu forte, logo após o fechamento da pista. Os pneus agradeciam! Aqueles que sobreviveram, pelo menos, davam graças ao término do evento.

Dava pra sentir no ar a alegria dos que correram, o cansaço dos que organizaram e a satisfação dos que participaram. Alguns pequenos detalhes de organização devem ser revistos para a próxima edição, mas no geral, foi um evento bacana que vem melhorando a cada edição.


Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: