29 de dez. de 2011

Carros que deram adeus em 2011 - Parte 1

 Fotos: Divulgação e Luiza Dantas/CZN
Carros que deram adeus em 2011 - Parte 1
Em nome da renovação, modelos antigos se despedem para abrir espaço para os novos

A renovação na indústria automobilística só é possível com o fim de modelos que já não conseguem mais cumprir seu papel no mercado. Afinal, eles precisam dar lugar a novidades com mais condições de conquistar o público sempre ávido por mudanças. Por isso, em 2011, algumas fabricantes deixaram de produzir modelos que estavam obsoletos no mercado.

Alguns dos modelos que deram adeus este ano, contudo, não foram fracasso de público ou crítica. Carros como o superesportivo Bugatti Veyron têm, desde o início, linha de produção programada para poucas unidades, o que aumenta o status e a aura de exclusividade em torno do modelo. Outros casos, como o do Chevrolet Vectra brasileiro, mostram que, às vezes, a marca pode demorar até demais na decisão de dizer "bye bye" para um carro.
 Apresentamos  a seguir a primeira parte de uma lista com os modelos que tiveram a produção interrompida em 2011 e vão deixar – ou não – saudades. A segunda parte será publicada nesta quinta-feira (29).




Alfa Romeo 159

Desde o fim da produção do Alfa Romeo 166, o sedã 159 era o maior carro fabricado pela italiana. Aos poucos, a produção dele foi reduzida, ele saiu dos catálogos do “cuore sportivo” até que a produção parou de vez. O 159 será substituído pelo sedã médio Giulia.




Bugatti Veyron

O modelo é o primeiro vendido em série capaz de ultrapassar os 400km/h e foi lançado em 2005 em edição limitada em 300 unidades. Com a venda do último do cupê, a saga do superesportivo chega ao fim. Mas as vendas das duas versões do modelo continuam enquanto durarem as 150 unidades produzidas do Grand Sport e as 30 do Super Sport – que consagrou o Veyron como o carro de série mais rápido do mundo.




Buick Lucerne

O Lucerne e o Cadillac DTS, que compartilham a mesma plataforma, são os últimos sedãs grandes de tração traseira da General Motors. Acabaram se tornando dinossauros pelas ruas, como o Crown Victoria, que também se despede do mercado. Mas nem o Buick nem o Cadillac conseguiram ser tão icônicos quanto o Ford. Grandes e pesados, os veículos acabaram sendo retirados de produção este ano.




Cadillac STS

O sedã de luxo começou bem assim que foi lançado em 2005, mas a Cadillac não deu muita atenção ao modelo, tanto que, ao sair de linha, ele não havia sofrido grandes mudanças em relação ao original. Seu fim foi prenunciado quando a General Motors anunciou o fim do motor Northstar – também usado pelo DTS. Sem o Northstar, não haveria motores para os modelos 2012, e a GM não anunciou substituto para o propulsor. O fim do STS acabou se concretizando.




Chevrolet Astra


O modelo 1993 do Astra foi importado da Bélgica e lançado no Brasil em 1995. Em 1998, ele retornou ao mercado brasileiro, dessa vez, produzido no país. Ele ocupava a faixa de mercado que ficava acima do Corsa e abaixo do Vectra e era vendido nas versões hatch e sedã – esta última só para frotistas –, mas deixou de ser produzido para deixar espaço para o recém-lançado Cobalt.




Chevrolet HHR


A station segue o estilo dos hot rods (assim como o Chrysler PT Cruiser) e tem como base o Cobalt norte-americano, sedã que foi substituído ano passado no mercado dos Estados Unidos pelo Cruze. Depois do fim do Cobalt por lá, o adeus da station retrô foi uma questão de tempo, e a hora chegou.




Chevrolet Vectra


O modelo chegou ao Brasil em 1993 para substituir o Monza, mas o destaque veio em 1996, quando ele se tornou sonho de consumo graças ao status que quem o dirigia ganhava. Ele era referência no que dizia respeito a conforto e design. Por muito tempo ele foi destaque entre os sedãs médio, mas  agora o Vectra sai de cena para dar lugar ao Cruze.




Dodge Caliber


O crossover lançado em 2006 era promissor, foi o primeiro da Dodge equipado com controle de tração com distribuição inteligente de torque, porém não empolgou os críticos e nunca foi um verdadeiro sucesso de vendas. A Dodge acabou decidindo pôr fim ao modelo, que será substituído por um novo Dodge Dart.




Ferrari 612 Scaglietti

Desde seu lançamento em 2004, a 612 Scaglietti é equipada com um potente V12. Pouco antes de sair de linha, o modelo recebeu um incremento no motor e passou a entregar 670 cv. Com capacidade para levar até quatro pessoas, a 612 Scaglietti foi lançada para substituir a Ferrari 456 M e sua sucessora será a Ferrari FF.




Ford Crown Victoria

Lançado na década de 1950 como um elegante cupê de seis lugares, o modelo ganhou uma versão completamente renovada no início dos anos 1990. Ele se tornou o preferido dos policiais norte-americanos, mas, em setembro, o último Crown Victoria deixou a fábrica da Ford. O modelo era vendido por outras marcas da Ford, como a Lincoln e a Mercury. Por isso, junto do Crown Vic, o Town Car e o Grand Marquis também se despedem do mercado.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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