Os carros não foram feitos apenas para te levar de um lugar a outro. Os bons carros foram feitos também para te levar de um lugar a outro antes que os outros cheguem lá. Aqui estão as dez maiores rivalidades do mundo automotivo.
Ferrari vs. Lamborghini
Sugerido por: BrunoSdeFreitas
Por que é acirrada? O magnata dos tratores Ferruccio Lamborghini não gostava da embreagem de sua Ferrari e por isso fez o que qualquer chefe faria: reclamou. Enzo, arrogante como era, disse a Lamborghini que, se quisesse um carro melhor, que fizesse um. Nem seria preciso dizer que essa briga teve todo o drama de uma típica trama italiana, com constantes demonstrações de superioridade em forma de supercarros cada vez melhores para agraciar o ego destes dois signori.
Nissan GT-R vs. Porsche 911 Turbo
Sugerido por: Bruno Abarth Gt
Por que é acirrada? Quando a Nissan estava aprontando seu novo GT-R ela precisava encontrar um jeito de mostrar ao mundo que seria capaz de superar os supercarros consagrados, mesmo com preço de banana e reputação de video-gamer. Então ela resolveu ir até a Alemanha – no quintal da Porsche, a maior fabricante de esportivos do mundo – e começou a quebrar seus recordes ao redor de Nürburgring.
Obviamente a Porsche sentiu sua reputação manchada e não aceitaria calada a audácia da Nissan. O que houve a seguir foi uma briga vertiginosa e pública entre as duas construtoras, cada qual aprimorando e tornando seus carros cada vez mais velozes para conseguir tempos cada vez mais baixos em Nürburgring. A obsessão por tempos de volta é meio boba, mas foi uma batalha épica para o mundo dos superesportivos. Crédito da foto: speedandstyle
Audi vs. Peugeot
Sugerido por: Rak360
Por que é acirrada? A Audi vem sendo a força dominante na maior das provas de longa duração – as 24 Horas de Le Mans – desde o ano 2000, com uma combinação quase imbatível de confiabilidade, velocidade e pit stops incrivelmente bem executados. Eles incluíram a economia de combustível nessa lista em 2006, ao optar pelos motores a diesel.
A Peugeot, que era a marca dominante no começo da década de 1990, voltou ao jogo com seu próprio carro de corrida movido a diesel. Desde a primeira vez que as duas marcas dividiram a pista, ficou claro que uma forte rivalidade estava começando.
Os franceses construíram um carro absolutamente rápido, o 908 HDi FAP, mas a Audi sempre teve bólidos mais confiáveis, capazes de vencer na maioria das vezes. Desde sua volta, a Peugeot só venceu Le Mans uma vez, em 2009. No ano seguinte, emplacou as quatro primeiras posições na classificação, mas teve problemas nos quatro ao longo da corrida. E em 2011, o novo 908 terminou apenas treze segundos atrás do R18 TDi depois de uma corrida de 24 horas.
Mitsubishi Evo vs. Subaru STi
Sugerido por: BullittKowalksi
Por que é acirrada? A rivalidade entre Subaru e Mitsubishi no rali tem origem na década de 1980, mas a coisa começou a esquentar em meados da década seguinte, quando a Subaru se tornou um concorrente de peso no WRC, polarizando a disputa com a Mitsubishi no lugar da Toyota.
O que tornou essa rivalidade tão especial foi o fato das batalhas entre equipes ano após ano nos desertos, florestas e neves mundo afora ter sua contrapartida nos catálogos das marcas. Impreza e Lancer sempre tiveram versões de rua com tecnologia e aprimoramentos vindos das corridas – o que potencializou a identificação do público e a criação de verdadeiros cultos em torno desses carros.
BMW vs. Mercedes-Benz
Sugerido por: Alexandre Giles
Por que é acirrada? É difícil compreender o tamanho da rivalidade entre estes dois construtores alemães. A Mercedes é bem mais antiga que a BMW, com mais tradição, e isso acabou se traduzindo no espírito mais sóbrio de seus carros. Enquanto isso a BMW parece mais agressiva, tanto em seus carros quanto em sua atitude corporativa.
As duas até mesmo se enfrentaram em Le Mans, no fim da década de 1990, quando a BMW conquistou uma vitória enquanto a Mercedes, pressionada, correu com os problemáticos CLR que acabaram decolando duas vezes – uma com Mark Webber e outra com seu companheiro de equipe, que saiu voando em meio as árvores ao vivo pela TV para o mundo todo. Dentro de casa, a briga promete voltar bonito na DTM em 2012, junto com a Audi.
McLaren vs. Ferrari
Sugerido por: Joe
Por que é acirrada? McLaren e Ferrari duelam na Fórmula 1 há quase 40 anos, uma das mais intensas brigas que o mundo já viu no automobilismo. Antes da Red Bull aparecer nos últimos anos, a McLaren e a Ferrari alternavam títulos entre si. No começo da década de 1990 o negócio era bem mais intenso, com o beatificado Ayrton Senna dando o troco do ano anterior a Alain Prost ao acertar a Ferrari do francês com sua McLaren, assassinando as regras de etiqueta na pista.
Holden vs. Ford
Sugerido por: Eduardo_CI
Por que é acirrada?A rixa entre Holden e Ford vem de um lugar chamado Bathurst, palco de uma guerra civil disfarçada de corrida de turismo, onde gangues de fãs da Ford e da Holden brigam entre si para “provar” que sua marca preferida é melhor que a outra. Isso acontece por que – por algum motivo desconhecido – todos os australianos são simpatizantes de uma das marcas. A única vez que as torcidas se uniram foi para vaiar Jim Richards quando ele venceu a corrida com um Nissan Skyline e mandou todo mundo pastar.
O melhor de tudo é que, graças a essa rivalidade, a Austrália foi o último reduto dos muscle cars. Quando eles desapareceram do resto do mundo durante as décadas de 80 e 90, os australianos continuaram a fabricar seus modelos que no futuro serviriam de base para a volta dos muscle americanos.
Willys vs. DKW-Vemag
Sugerido por: Fetter
Por que foi acirrada? Tudo começou ainda na década de 1950, quando a Willys Overland do Brasil corria com Dauphines e a Vemag com os DKW que viriam a se chamar Belcar. Foram elas as duas primeiras equipes de fábrica do país, que deram origem ao automobilismo profissional no Brasil que mais tarde revelaria nomes como Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno, José Carlos Pace e os irmãos Fittipaldi Jr.
Foi dessa rivalidade também que surgiram os primeiros esportivos nacionais: o Willys Interlagos e o DKW Malzoni. Você consegue imaginar algo parecido ocorrendo hoje em dia? É por isso que esses são considerados tempos dourados. Com a incorporação da DKW-Auto Union pela VW e da Willys Overland pela Ford, as equipes foram encerradas ao fim da década de 1960.
Volkswagen AP vs. Fiats
Sugerido por: Gadernal_GT e Deph
Por que é acirrada? O motor AP da Volkswagen (e seus derivados) caiu nas graças dos preparadores brasileiros devido à sua popularidade e facilidade de preparação, o que poderia justificar o “Alta Performance” que o nome sugere. A chegada dos anos 90 só ajudou consolidar o AP como um ícone dos turbinados, pois a preparação de motores injetados esbarrava na falta de peças especiais, assim como dos antigos V8 da década de 1970.
Com o aumento da popularidade da Fiat – e uma ajuda das receitas de preparação argentinas (onde a Fiat é mais popular que a VW) – o brasileiro passou a dispor de peças e conhecimento para colocar os motores Sevel para falar alto com o AP. Mais tarde veio o moderno Fivetech para ajudar o lado italiano da briga que divide opiniões e o mercado de preparações nacionais.
Camaro vs. Mustang vs. Challenger
Sugerido por: Leonardo Silva Oliveira
Por que é acirrada? Essa é uma rivalidade que começou nos EUA, mas que ganhou torcida espalhada pelo mundo. A briga entre os três muscles/ponies nunca foi tanto nas pistas, e sim nos números de venda. Com o revival dos musculosos, a disputa se tornou mais direta do que nunca.
O primeiro renascido foi o Mustang de 2004, com o visual retrô (e lá se vão oito anos…) e motores igualmente remetentes ao passado (leia aqui “antiquados”). A chegada dos dois rivais – o Camaro baseado na refinada plataforma Holden, e os Challenger e Charger baseados no Mercedes Classe E – forçou o Mustang a melhorar seu desempenho em curvas. Quando a GM lançou um V6 mais potente e econômico, foi seguida pela Chrysler e logo depois pela Ford, que aproveitou para dar um tapa no V8. Isso vai longe.
Chevrolet Opala vs. Ford Maverick
Sugerido por: Rafael Pozzan
Por que é acirrada? A origem dessa rivalidade remonta os anos 1970, quando o Maverick com seu V8 Quadrijet e o Opala com seu 250-S disputavam a Divisão 3. Os opaleiros defendem o equilíbrio do seis-em-linha e acreditam piamente que Opala só é Opala com um “seis-caneco”, enquanto os veoiteiros costumam argumentar que V8 é o motor “de macho”, de carro de verdade e outras besteiras xiitas.
Na vida civil, Maverick GT e Opala SS polarizavam os desejos de quem sonhava com carrões potentes e agressivos, junto com o mais caro e exclusivo Charger R/T.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
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