26 de dez. de 2011

Achados meio perdidos: o corpo de um Escort JPS


Quando Ayrton Senna foi contratado pela Lotus em 1985, a equipe ainda ostentava a pintura preta e dourada do patrocinador John Player Special, imortalizada no imaginário coletivo brasileiro pelo título de Emerson Fittipaldi em 1972. Aproveitando que Senna era o garoto-propaganda da Ford e a popularidade da combinação de cores, a concessionária paulistana Souza Ramos, criou uma versão especial do Escort, batizada JPS. O que encontramos a venda, infelizmente, foi o que sobrou de uma das raras unidades desse fora-de-série.


Baseado na versão Ghia – a mais luxuosa da linha – as extensas modificações estéticas deixavam pouco do estilo original do Escort. A dianteira recebia um novo para-choque, mais agressivo e com faróis auxiliares incorporados. O capô também era novo para abrigar os faróis escamoteáveis típicos dos anos 80. Os para-lamas eram alargados na dianteira e recebiam falsas entradas de ar na traseira. Atrás, havia um aerofólio duplo – que está faltando na carroceria a venda – e o espaço da placa era preenchido com um painel frisado, que dava continuidade às linhas das lanternas.

Como quase todos os fora-de-série brasileiros, o desempenho passava longe da ousadia estética do carro. Além de manter o mediano motor CHT 1,6 de 88 cv, as modificações elevaram o peso do carro para os 994 quilos, 89 a mais que o Escort Ghia original. Contudo a dianteira mais baixa e aerodinâmica contribuía com a redução do consumo acima de 100 km/h (se você conseguisse passar disso).
Segundo a revista Quatro Rodas de julho de 1985, a Souza Ramos produzia entre oito e 10 unidades por mês, apenas sob encomenda. Não se sabe exatamente se eram previsões ou números concretos de produção.

Considerando que o JPS era um modelo não oficial Ford, de desempenho medíocre, ele realmente tem potencial para ser colecionável a ponto de uma carroceria incompleta, sem rodas e detalhes, custar 3.500 reais? Ou isso é o preço justo para algo que pode se transformar em um exclusivo projeto de restauração preparada, com direito a um motor digno da sigla JPS?

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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