10 de set. de 2011

Vettel e o duplo-duplo por Rafael Lopes

Sebastian Vettel é pole em Monza
É simplesmente impressionante. Pela décima oportunidade no ano e a 25ª na carreira, Sebastian Vettel vai largar na pole position de uma corrida de Fórmula 1. Desta vez, o alemão voou no treino classificatório para o GP da Itália.
E não é só isso: como se não bastasse o domínio absurdo neste ano, ele ainda se juntou a Ayrton Senna como os únicos pilotos da história da categoria a conseguirem dez ou mais poles em mais de uma temporada. O brasileiro, tricampeão da F-1, fez um “triplo-duplo” em 1988, 1989 e 1990 (13, 13 e 10, respectivamente). Vettel, por sua vez, tem um duplo-duplo (10 em 2010 e 2011). É ou não é sensacional?
E tem gente que diz que tudo é “culpa” do carro projetado por Adrian Newey. A participação do RB7 é, sem dúvidas, importante. Mas o toque de Vettel está presente, como já disse. Afinal, pouca gente lembra, mas a primeira pole do alemão veio há três anos, no mesmo circuito de Monza. Ah, um detalhe: com um modelo da STR. No dia seguinte, ele venceria sua primeira corrida na carreira, com um desempenho dominador no GP da Itália. Não é pouca coisa. O atual campeão da Fórmula 1 consegue suas voltas rápidas de tal maneira que faz parecer fácil. Ele tira tempo de onde não parece existir mais. Foi assim neste sábado, mais uma vez.
O cenário para a corrida parece promissor para Vettel. A pole não significa muito em Monza por causa da natureza da pista, de alta velocidade. Mas a RBR já demonstrou ser forte mesmo onde parecia ter suas maiores fraquezas. Mas não dá para descartar a McLaren, que pinta como a principal rival da equipe austríaca na Itália. Lewis Hamilton ficou com a segunda posiçao e Jenson Button com a terceira. São dois candidatos fortíssimos à vitória. Outro fator: o carro do líder do campeonato foi o que teve a menor velocidade final na classificação. Ou seja, este fator na prova poderá ajudar os carros do time inglês, principalmente nas disputas de posição.
Sebastian Vettel é pole em Monza
Quanto à Ferrari, que corre em casa, ela parece estar longe do desempenho dos carros de RBR e McLaren. Fernando Alonso acertou uma volta e conseguiu apenas a quarta colocação. Felipe Massa foi o sexto. Para a equipe italiana, o objetivo mais plausível parece ser a luta pelo pódio. A esperança dos tifosi é que o modelo do time vermelho parece ter um ritmo de corrida melhor que o de treino. Neste caso, a expectativa do bicampeão espanhol, de ficar entre os três primeiros, parece ser bastante razoável. A previsão do tempo, para alegria dos dois pilotos, é de muito calor para domingo. Ou seja, sem problemas para o aquecimento dos pneus.
Já Bruno Senna conseguiu mais um resultado animador. Pela segunda vez em duas corridas colocou seu carro na superpole. Ele e a Renault-Lotus, entretanto, resolveram poupar pneus e não marcar tempo na última parte. Ele vai largar em décimo, três posições atrás de Vitaly Petrov, seu companheiro. Na corrida, o brasileiro precisa de muita cautela na largada. Passando pela Variante del Rettifilo, a promessa é de um bom resultado. Já Rubens Barrichello, com a Williams, continua a sofrer com o fraco carro do time inglês. A 13ª posição no grid é o máximo que ele poderia alcançar. Para marcar pontos, dependerá de abandonos dos rivais.

Fonte: voandobaixo
Disponível no(a)http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/

Nenhum comentário: