Há dois meses apresentamos a vocês os primeiros esboços do Jaguar C-X16. Agora temos aqui as primeiras fotos e detalhes deste belíssimo precursor do futuro híbrido dos esportivos da Jaguar, e estamos empolgados com esse tipo de híbrido. Veja por quê.
Para começar, as placas de metal deste esportivo de motor dianteiro e tração traseira foram estilizadas pelo mesmo Ian Callum que deu ao mundo o Jaguar XJ, XF e XK. Deusdocéu, olhe bem para esta máquina – e ímpossível não comparar com uma gata sedutora.
Abra o capô e você encontrará um protótipo do V6 sobrealimentado feito todo em liga leve ligado a uma transmissão de oito velocidades para produzir 375 cv de potência e 46 kgfm de torque. Mas esta não é apenas uma versão sobrealimentada do mesmo V6 de três litros que a Jaguar usa nos modelos de exportação do novo XJ. A Jag diz que ele é um desenvolvimento modular do AJ-V8, um motor totalmente novo.
Mas se um compressor não é bastante para você, a Jag vai auxiliar aquele V6 com um motor elétrico conceitual que pode produzir até 94 cv e 24 kgfm. A melhor parte? Fica a cargo do motorista ativá-lo por um botão no volante chamado “Push to Pass” (aperte para passar).
É isso aí, um Jaguar com KERS híbrido turbo boost. Legal, não? Além disso, perceba que não dissemos que o sistema é semelhante ao KERS – já que a Jaguar não disse que é um KERS.
O propósito deste sistema híbrido não é apenas andar mais. É também uma jogada de marketing: reduz o consumo de combustível e permite que o C-X16 rode a até 80 km/h sem emissão alguma de poluentes. Parece meio exagerado, não?
De qualquer forma, é um bichano que gostaríamos de levar pra casa, adotar e tratá-lo como ele merece. Principalmente depois que descobrimos que a aceleração de zero a 100 km/h leva apenas 4,4 segundos, que a velocidade máxima é de 300 km/h e que a retomada de 80 a 120 leva meros 2,1 segundos. Gostei disso.
Vamos conhecê-lo pessoalmente no Salão de Frankfurt, na semana que vem. E eu realmente espero que, ao contrário do que acontece com algumas garotas do Facebook, as fotos sejam bem verdadeiras.
Elas me mostram um carro sensacional.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a)http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário