13 de set. de 2011

Frankfurt: Conceitos mostram o futuro da indústria automotiva

Fotos: Divulgação
Frankfurt: Conceitos mostram o futuro da indústria automotiva
Modelos que reúnem tecnologias e propostas inovadoras demonstram o que as marcas reservam para o futuro dos automóveis

Eles são a alma de um salão automobilístico. Os conceitos apresentam ao público toda a vanguarda tecnológica e as novas direções de design que estão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas pelas marcas ao redor do mundo.
Em Frankfurt, o futuro também está presente, representado pelos conceitos. Mesmo que muitos deles jamais conheçam uma linha de montagem e fiquem restritos aos salões, os conceitos traduzem o que a indústria automotiva guarda para os próximos anos.

A alemã BMW, por exemplo, apresentou os primeiros integrantes de sua nova sub-marca i, que aposta em mobilidade sustentável. Os conceitos i3 e i8 devem virar realidade a partir de 2013, quando serão produzidos na unidade industrial da marca em Leipzig, na Alemanha. A produção do citadino elétrico i3 e do esportivo híbrido i8 prevê investimentos de cerca de 400 milhões de euros, e será seguida pelo desenvolvimento de outros modelos para a gama.

A sueca Volvo mostrou o conceito You, que sucede ao conceito Universe, apresentado no Salão de Xangai, em abril. Os dois conceitos foram pensados pela Volvo para definir as linhas do próximo sedã da marca sueca, a partir do feedback do público. Este protótipo faz uso da nova arquitetura da marca, a Scalable Platform Architecture (SPA), que permite novas possibilidades de design dinâmico, bem como vantagens industriais e tecnológicas. A nova plataforma irá resultar em modelos mais leves, com 100 a 200 kg a menos.

A inglesa Land Rover apresentou seu novo conceito DC100 como uma provável releitura do Defender. A nova plataforma mantém a modularidade pela qual o jipe mais rústico da marca ficou conhecido. O modelo pode ser configurado para diversas utilizações diferentes, e enfrentar os caminhos mais difíceis. O DC100 pode chegar às ruas em 2015. A maior surpresa ficou por conta da inusitada versão conversível do conceito, batizada de DC100 Sport.

A francesa Citroën mostrou o Tubik, a curiosa minivan conceito que pretende revolucionar a maneira como as pessoas viajam em grupo. Para a marca francesa, o Tubik deve tornar a viagem tão interessante quanto o destino, ao investir num interior agradável, relaxante e que estimule a interação entre os passageiros. O design do modelo foi inspirado pelo antigo Citroën Tub, dos anos 1940.

E a alemã Mercedes-Benz já disputa o título de maior destaque do motorshow germânico, por apresentar o conceito F125, em comemoração ao 125º do primeiro automóvel, apresentado por Karl Benz em julho de 1886. O cupê esportivo, com abertura de portas do tipo asas de gaivota, evocando o clássico 300SL, teve como destaque o motor movido por hidrogênio, alternativa que já é estudada pela BMW e parece também estar entre as opções da marca da estrela de três pontas para o futuro.
Fonte: motordream
Disponível no(a)http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: