Presidente aproveitou discurso em Detroit para ressaltar reviravolta no desempenho financeiro das três grandes montadoras norte-americanas: GM, Ford e ChryslerHá três anos, a indústria automobilística norte-americana esteve à beira de colapso, em decorrência da crise financeira mundial que se alastrou pelo mundo em 2008. O governo norte-americano concedeu empréstimos aos três principais conglomerados surgidos no país, General Motors, Ford e Chrysler. E agora o mercado dos EUA começa a mostrar recuperação. Em agosto, a General Motors obteve crescimento de 18% em comparação com o mesmo mês do ano passado, a Ford apresentou aumento de 11,2% em relação a agosto de 2010, e a Chrysler fechou com alta de 31% em relação a agosto do ano passado.
O resultado mereceu elogios do presidente Barack Obama, que esteve em Detroit para as comemorações do Labour Day – nos Estados Unidos, o Dia do Trabalho é celebrado na primeira segunda-feira de setembro. O presidente norte-americano destacou o desempenho positivo das montadoras, conhecidas por lá como Big Three (as três grandes).
A cidade de Detroit, berço das três maiores montadoras dos EUA, recebeu uma multidão de milhares de pessoas para o desfile do Labour Day. E Obama se vangloriou da reviravolta da indústria automobilística norte-americana, que deve servir como uma nova bandeira para seu governo. “As três grandes estão lucrando outra vez, e contratando novos trabalhadores. Essa é uma conquista dos Estados Unidos”, declarou o presidente.
A ajuda federal de US$ 81 bilhões, no entanto, começou no governo de George W. Bush. O presidente Barack Obama reforçou que a retomada dos lucros nas operações do Big Three está sendo embasada pela valorização dos trabalhadores, constituindo uma classe média novamente forte e com potencial de consumo. Ainda assim, os índices de desemprego em Detroit ficaram em 15% no mês de julho.
Além do reaquecimento do mercado norte-americano, o governo federal planeja estabelecer um plano de criação de empregos, por meio da promoção de obras de infra-estrutura, como pontes, rodovias e viadutos. O governo de Obama também quer reduzir impostos e criar mecanismos de apoio de longo prazo para desempregados.
Fonte: motordream
Disponível no(a)http://motordream.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário