14 de ago. de 2011

Volvo quer dobrar vendas no Brasil até fim do ano

Marca comemora números superiores aos da Audi no primeiro semestre

Igor Thomaz
Volvo
S60 é carro-chefe de vendas de nova fase
Se as vendas de modelos sofisticados continuarem no mesmo ritmo até o final do ano, a Volvo terá muito a comemorar. No primeiro semestre, a marca vendeu mais carros que a Audi, coisa rara de se ver não só no Brasil. "Nosso desafio é dobrar o número de vendas que obtivemos no ano passado. Nos primeiros seis meses de 2011, já vendemos praticamente a mesma quantidade de modelos de comercializados em 2010, algo entre 5.100 e 5.150 carros", comenta Douglas Pontele, diretor comercial da empresa de origem sueca.

Para atender a crescente procura, a marca terá sua rede, atualmente com 18 concessionárias, ampliada para 22 – há revendas em fase de construção nas cidades de São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG), Vitória (ES) e Goiânia (GO). "Além de vendermos mais, estamos sendo procurados por um número crescente de empresários, interessados em representar a marca. Essa ampliação da rede deve continuar ocorrendo também em 2012", pondera o diretor.
A procura maior do consumidor e a conjuntura econômica mundial têm causado um efeito interessante: "Depois da China, a Volvo prioriza as vendas para o mercado brasileiro. Já aconteceu de parte da produção que estava programada para outro país ser destinada para cá", explica Jorge Mussi, diretor de pós-vendas da marca.
Falando em China, a aquisição da Volvo pela Geely não mudou nenhuma das estratégias da montadora sueca – pelo menos por enquanto. "O antigo presidente saiu por opção, ele preferiu voltar para a Ford, onde havia feito longa carreira. A decisão foi pessoal, não teve qualquer interferência por parte dos novos acionistas", comenta Pontele.
Um aspecto positivo para a Volvo com a separação da marca norte-americana é o resgate dos valores escandinavos, que estão sendo explorados pelo departamento de comunicação da empresa. "Na época da união com a Ford isso tinha se perdido, a identidade da marca era tratada de outra forma", explica o diretor comercial.
Volvo
Versão T5 do S60 ofecere pacote intermediátrio de equipamentos
S60 T5 na estrada
Aproveitando os bons ventos no Brasil, a marca organizou um test drive da linha S60, que tem como opções recém-chegadas as versões T4 e T5. Saindo de São Paulo (SP), dirigimos até a cidade de Porto Feliz, no interior do Estado. Quase R$ 30 mil mais caro e com 60 cavalos de potência extra por baixo do capô em relação ao T4, já avaliado por Autoesporte, a opção T5 é ideal para quem quer um sedã requintado e com desempenho bem agradável.
Oferecido por R$ 129.900 (preço que inclui frete e pintura metálica ou perolizada), o sedã tem uma série de qualidades, a começar pelo motor 2.0 16V turbo de injeção direta de gasolina, com 240 cv de potência a 5.500 rpm e 32,6 kgfm de torque entre 1.800 rpm e 5.000 rpm. Durante a viagem, o motor mostrou logo seus predicados, mesmo em giros baixos. Basta pisar um pouco mais forte no acelerador para perceber a pronta resposta do T5 – apesar de seus 1.484 quilos.
Motor e o câmbio Powershift, de seis velocidades, trabalham muito bem na opção de seleções automáticas, mas também é possível trocar as marchas manualmente para quem curte dirigir esportivamente. Nesse caso, as respostas também são ágeis e as trocas de marchas são muito suaves, como devem ser num modelo desse segmento. De acordo com a Volvo, o T5 atinge 250 km/h de velocidade (limitada eletronicamente) e leva 7,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Mas esse sedã, com 4,63 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,48 m de altura e 2,77 m de distância entre os eixos, se destaca pelos equipamentos de segurança, como é tradição dos modelos Volvo. Além do sistema de freios com ABS e EBD e dos controles de estabilidade e de tração, o T5 traz também o controle de tração em curvas, que pode frear somente uma das rodas para corrigir a trajetória, evitando que o condutor perca o controle sobre o veículo.
Volvo
Assim como o T4, o T5 oferece o City Safety, que desacelera o modelo (ou freia as rodas totalmente quando se trafega a até 30 km/h) para evitar acidentes, o que é feito por meio de sensores. Mas a versão oferece mais: com um princípio de funcionamento parecido, o Detector de Pedestre com frenagem automática é outro item que pode evitar acidentes.
Já para a estrada, onde ocorreu a avaliação do Volvo, o modelo oferece o piloto automático adaptativo, que, além de fazer o sedã rodar na velocidade selecionada pelo condutor, dá a opção de seleção de tempo de frenagem para o veículo que trafega à frente. “Poderíamos ter optado por um sistema que se baseasse por distâncias, mas preferimos considerar o tempo de frenagem, é um cálculo mais seguro”, comenta Mussi. O item funciona com muita eficiência, fazendo o veículo diminuir a velocidade ou acelerar automaticamente, de acordo com as variações de velocidade de quem está à frente, para evitar uma colisão.
Outras exclusividades do T5 em relação ao T4 são a câmera auxiliar traseira de estacionamento, sensores traseiros e sensor de chuva, além do jogo de rodas Njord, de 17 polegadas. Por dentro, o sedã conta com assentos (forração de couro) com regulagem elétrica e memória de posição para o motorista, aquecimento para os bancos dianteiros e sistema multimídia. A marca espera vender 1.500 unidades dos novatos T4 e T5 até o final de 2011.


Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: