29 de ago. de 2011

Renault 4 By Eduardo Oliveira

Esta foi a proposta para o Renault 4 para os dias de hoje do concurso que participei, infelizmente não foi dessa vez, enfim, outros virão, mas não vou deixar de compartilhar o trabalho aqui no blog...

O Renault 4 foi um ícone devido a sua versatilidade, simplicidade e robustez. Baseado nesses 3 pontos, eu projetei a sua versão para o século XXI como um crossover elétrico.
Visualmente tentei resgatar o formato e a identidade do modelo clássico com formas robustas mas ao mesmo tempo compactas. Proteções plásticas em toda a volta do carro ajudam a proteger a carroceria no caso de pequenos impactos.

A altura do teto,  a grande distância entre eixos e o assoalho plano,  permitem um ótimo aproveitamento do espaço interno, o que somado as portas suicidas, sem coluna central, melhoram em muito o acesso ao seu interior.
O propulsor elétrico, fica posicionado na dianteira e o conjunto de baterias fica acondicionado sob o assoalho. O freios possuem um Sistema de Regeneração de Energia Cinética (KERS)  e transformam a energia cinética gerada na desaceleração do carro que seria desperdiçada em energia elétrica que é usada para recarregar as baterias.

Os bancos dianteiros possuem um sistema que permite girá-los a 75 graus e facilitar o acesso, até mesmo de deficientes. Já os bancos traseiros quando retirados transformam o veículo em um bom utilitário. 

O Concurso Renault 4 Ever: Gostei de alguns trabalhos e achei que visualmente eles estavam melhores que os dos primeiros colocados, alguns dos destaques pareciam ser o próprio R4 antigo depois de um facelift e outros achei com visuais um pouco infantis. Mas parece que a prioridade do concurso foi mais voltada para o conceito de mobilidade sustentável e materiais renováveis do que o visual em si. Enfim, o pessoal está de parabéns, 3200 candidatos,  valeu ter participado e estou no aguardo de outros concursos do tipo.  Olhem os resultados


História do Renault 4

O inovador Renault 4 foi apresentado em 1961 na França, com motor de 603cm3, tinha tração dianteira e suspensão independente nas 4 rodas, interessante que o R4 tinha um entre-eixos diferente em 5 cm de cada lado por causa do tipo de suspensão.
O R4 era simples, barato e versátil, apelidado de "o jeans azul dos automóveis" e atendia as várias necessidades dos europeus. É sem dúvida um clássico atemporal.
Em 1975 uma nova frente, e ficou em produção até 1991 com mais de 8 milhões de unidades vendidas. Pena que não foi fabricado no Brasil.

Fonte: IDD
Disponível no(a):http://irmaododecio.blogspot.com

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