26 de ago. de 2011

Os dez capôs mais apaixonantes da história


Frente do Corvette

Por que será que às vezes admiramos um carro só por causa do capô? Seriam os contornos marcantes? Uma entrada de ar imponente? Linhas limpas? Todas as anteriores? Bem, algumas vezes é só pelas curvas. Aqui estão dez das nossas favoritas.

Tomada de ar superior

10 – tomada de ar superior
Tem algo mais estiloso que cortar um pedaço do capô do seu possante e acrescentar uma entrada de ar nele? Vê-lo se mexer ao pisar do acelerador, por exemplo. É tão estiloso que variações do tema (com a tomada diretamente presa ao motor, ao invés de fixa no capô) apareceram em muscle cars de todas as três grandes montadoras dos EUA em algum momento. O shaker (como é conhecido por lá) pode não estar preso diretamente ao capô, mas é parte integral de seu desenho, e tem um visual incrível.
De Tomaso Mangusta

9 – De Tomaso Mangusta
A cobertura do motor em forma de borboleta do Mangusta não está na dianteira, mas tudo bem. É bom demais para não estar na lista. Cobrindo um Ford 302 nos EUA, as portas duplas Giugiaro permitem o acesso ao estepe e algum espaço para bagagens, e só.
Crédito da foto: PI Motorsports.
Pontiac GTO 1968

8 – Pontiac GTO 1968
Cheio de estilo e ao mesmo tempo útil, o capô da segunda geração do GTO tinha um tacômetro integrado para ver a rotação do motor. Supostamente “mais em linha” com o campo de visão do motorista, a vantagem real de um tacômetro no capô é deixar o carro mais incrível.
Crédito da foto: Mike Mertz.
Jaguar E-Type

7 – Jaguar E-Type
Um dos capôs mais compridos e elegantes já produzidos está no E-Type. Lenda nos dias de hoje, inspirou e foi copiado por vários carros desde seu lançamento em 1961. Longo, baixo, largo e curvilíneo, com curvas nos lugares certos, é tudo o que queremos ver em um esportivo clássico.
Crédito da foto: Museo di arte moderna e contemporanea di Trento e Rovereto.
Pontiac Firebird Trans Am 1977

6 – Pontiac Firebird Trans Am 1977
Famoso pelo filme Smokey and the Bandit (Agarre-me se Puderes), o capô com desenho “Screaming Chicken” (frango berrante, em tradução livre) é o melhor de todos os tempos. A peça básica do Firebird, algumas vezes oferecido com a tomada de ar, já merecia uma menção, mas o acréscimo do desenho é o que traz esse capô à nossa lista.
Dodge Viper 1996

5 – Dodge Viper 1996
Como descreveu o leitor GasGuzzler: “A peça moldada inteiriça que vai do topo do capô até perto da saia lateral é fabulosa. Uma tomada funcional para o blower de controle climático, outro acrescentado para dar simetria. Com dobradiça à frente, levantar esta rara cobertura de motor em uma única peça revela o poder de Deus coberto com o nome ‘Viper’”.
AMC Hurst SC/Rambler

4 – AMC Hurst SC/Rambler
Para evitar qualquer confusão, o SC/Rambler deixa fácil para o ar adivinhar por onde seguir. Este capô é um belo exemplo da pop art do final da década de 1960, ao mesmo tempo em que ainda deixa muito muscle car atual para trás na arrancada.
Crédito da foto: Cartype.com.
TVR Sagaris

3 – TVR Sagaris
Consigo ouvir os projetistas: “Vamos fazê-lo parecido com um ralador de queijo! Boa ideia rapazes!” O capô do Sagaris parece que poderia arrancar sua mão, se você passá-la de trás para frente sobre o para-lama. Durante a passagem de protótipo para a versão final, no entanto, as saídas nos para-lamas dianteiros foram fechadas para evitar que pedras fossem lançadas no para-brisa. Os recortes continuaram, talvez porque eles sejam realmente insanos, como diz Jeremy Clarkson.
Plymouth Road Runner 1970

2 – Plymouth Road Runner 1970
Ativado por um interruptor escondido sob o painel, o Air Grabber (“pegador de ar”) operado a vácuo abre espaço em nossa lista para o Road Runner. Combinando um aumento da entrada de ar com um desenho apropriado, o Road Runner era um carro intimidador com um capô matador.
Crédito da foto: mybulldog.
Ferrari 250 TR60 1960

1 – Ferrari 250 TR60 1960
Qual a melhor maneira de mostrar o seu orgulho e satisfação com um motor? Cubra-o com um material transparente e corra com ele na França por 24 horas. Os carburadores Weber instalados acima do motor ficavam à mostra em diversos modelos da época, incluindo o modelo 256 da Fórmula 1 de 1958, o 156 Sharknose com o qual Phil Hill foi campeão da F1 em 1961, o esportivo 330 de 1962, e claro, o 250 GT Drogo de 1962.
Crédito da foto: Homeracingworld.com.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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