Mensagens codificadas são enviadas à central eletrônica do veículo. Alarmes estão cada vez mais conectados com as redes de telefonia.
![]() |
| Hackers demonstram como destravar um veículo por meio de mensagem de texto (Foto: Eric Risberg/AP) |
Pesquisadores da Partners iSEC demonstraram um ataque a um Subaru Outback equipados com um sistema de alarme vulnerável. Com um laptop sobre o capô, eles enviaram comandos ao sistema do automóvel para destravar as portas e, em seguida, dar partida no motor.
A descoberta mostra que as mensagens não estão mais limitadas a pequenas notas informativas. Elas podem ser um meio de ataque, pois os aparelhos não podem recusar os textos e os comandos codificados neles contidos. Os usuários não podem bloquear as mensagens, apenas os operadores das redes de telefonia conseguem.
A pesquisa é inquietante, pois mostra que os ataques são possíveis em uma variedade de outros dispositivos que usam chips de comunicação sem fio, como caixas eletrônicos e até mesmo semáforos. Hackers já enviaram textos especialmente criados com comandos instantaneamente desconectar iPhones a partir da rede celular.
Os consultores de Don Bailey e Mat Solnik, responsáveis pela pesquisa, estão trabalhando com um fabricante de sistema de alarme de carro para consertar suas vulnerabilidades. Para Bailey, são necessárias normas de segurança mais rigorosas.
Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros

Nenhum comentário:
Postar um comentário