31 de ago. de 2011

Driver Cup: de 0 a 300 km/h em mil metros! (atualizado com fotos)



A expressão “voar baixo” é muito conhecida dos leitores. Se trata de algo que realmente parece estar prestes a decolar e segue em aceleração  constante. Soa meio clichê, mas não há descrição melhor para o que aconteceu na última etapa da Driver Cup / Performance Cup, evento realizado na pista de testes da TRW, em Limeira, no último sábado.

Por volta das dez horas da manhã o pátio estava cheio. Por ali já se ouvia o estimulante ronco dos motores e escapamentos dimensionados.
O objetivo no Standing Kilometer é largar parado e percorrer um trecho de mil metros alcançando a maior velocidade possível. Vale lembrar que o campo de provas da TRW tem duas retas, com 1.800 metros cada, ligadas por duas curvas inclinadas, de modo que foi possível acelerar e esquentar os pneus na reta oposta. Células de velocidade foram instaladas nos trechos para obter máxima precisão.
Logo no início peguei uma carona com o objetivo de chegar ao local de partida, para acompanhar as máquinas subindo o giro e gritando na reta. O público pôde acompanhar a passagem na linha de chegada. Mas ver e ouvir os carros recebendo bandeira verde, especialmente com os modernos controles de largada, é algo incrível.

A novidade desse evento ficou por conta da participação de motos esportivas. Nos carros, o destaque foi para os Porsches Turbo, três em especial, todos com cavalaria pesada – e ronco igualmente fantástico. Alejandro Sanchez (993 TT) cruzou a 313 km/h, enquanto que Rodrigo Corbisier, a bordo do GR800 (996 Turbo S), a exatos 332 km/h.
A Ferrari esteve bem representada. Uma delas, a 458, segundo informações, tem um kit da Novitec. Além disso, rara de ser vista, a 599 GTB Fiorano chamou a atenção tanto pelo estilo quanto pelo som do motor, literalmente de arrepiar. Fechando o pacote, Lamborghini Superleggera e os monstros nipônicos da Nissan (leia-se GT-R).
Na Performance Cup, destaque para o Focus RS, a perfeita materialização de um hot hatch europeu. As rodas raiadas combinaram perfeitamente com a tonalidade verde da carroceria. Além disso, tínhamos Mitsubishi EVO, Camaros e BMW 135i Sauber Edition. Que cardápio!
Resultados (clique para ampliar)

O restante o leitor confere no vídeo, além da passagem das motos. Curiosamente, a mais veloz do dia foi uma BMW S1000 RR, cruzando a linha de chegada a 280 km/h. O piloto Alex Barros participou do briefing e orientou os participantes. Galeria de fotos logo abaixo (Imagens: equipe Fotografia Automotiva).












Driver-TRW (19)
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: