País vizinho deve fechar o ano com 840 mil unidades produzidas; o Brasil recebe 90% das exportações de veículos argentinos
A indústria automobilística argentina espera fechar 2011 com produção recorde de 840 mil unidades este ano, e já prevê atingir a marca de um milhão de unidades anuais em 2012. O bom momento do segmento automotivo no país vizinho é impulsionado tanto pelo aumento da demanda doméstica quanto pelo crescimento de exportações para o Brasil.
De acordo com o presidente da Asociación de Fábricas de Automotores (Adefa), Anibal Borderes, a indústria argentina ainda precisa se tornar mais competitiva a nível global, já que 90% das exportações têm como destino o Brasil, onde são comercializados modelos argentinos como o Focus, produzido na fábrica da Ford em Pacheco, e o Agile, fabricado na unidade da Chevrolet em Rosario.A indústria automobilística argentina espera fechar 2011 com produção recorde de 840 mil unidades este ano, e já prevê atingir a marca de um milhão de unidades anuais em 2012. O bom momento do segmento automotivo no país vizinho é impulsionado tanto pelo aumento da demanda doméstica quanto pelo crescimento de exportações para o Brasil.
Outro empecilho para alavancar de vez o segmento é a falta de um sistema de concessão de crédito bem alinhado. Apenas 25% a 30% dos veículos comercializados na Argentina são financiados, enquanto que no Brasil apenas 39% são pagos à vista.
O presidente da Adefa não teme a possibilidade de desaquecimento do mercado brasileiro, e acredita que o próximo passo da indústria argentina é estabelecer parcerias com outros países. A indústria automobilística do país vizinho deve receber investimentos de US$ 1,2 bilhão, cerca de R$ 1,9 bilhão, e representa 1% do PIB da Argentina.
Quase 60% da produção interna são exportadas para outros países, mas 90% desse volume vão para o Brasil. Enquanto a Argentina ocupa o 20º lugar no ranking global – teve 724.033 unidades produzidas em 2010 –, o Brasil é a quarta potência automobilística do planeta, com 2,82 milhões de unidades produzidas em 2010, e deve atingir o terceiro lugar em 2017.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário