14 de jul. de 2011

O avô de todos os carros em forma de cunha



Antes do Lamborghini Countach, antes do Lancia Stratos Zero e antes mesmo do Pininfarina Modulo, havia isto: o DAF 55 Siluro. Era um carro  em forma de cunha com um motor Renault de 1,1 litro e transmissão automátiva. Depois de sua estreia no Salão de Genebra de 1968 o mundo do design nunca mais seria o mesmo.

Sim, é um DAF. A mesma companhia holandesa que hoje produz caminhões fez carros de passeio até 1975. O Siluro é baseado no DAF 55, um compacto familiar construído entre 1967 e 1972. Isso na época em que “compacto” significava compacto mesmo: o 55 pesava somente 765 quilos.
Esta nave espacial afilada foi concebida e criada pelo designer italiano Giovanni Michelotti. Seu nome significa “torpedo” em italiano. Mecanicamente o Siluro era idêntico ao 55, mas suas formas chocaram a concepção da época sobre o visual de um supercarro.
A cunha de Michelotti marcou o fim dos supercarros sedutores e curvilíneos da década de 60. Ele abriu espaço para o Lamborghini Countach, o Lancia Stratos e a Ferrari Berlinetta Boxer, formas que romperam radicalmente com o passado e que passaram a dominar o design dos supercarros até hoje. Dê uma espiada no Lamborghini Aventador.
Após a estreia do carro em Genebra, Michelotti ficou com ele até morrer, em 1980. Seu filho o herdou e usou como enfeite de jardim, de acordo com Anthony Hazelaar, da AutoRAI. Este carro foi restaurado pela DAF e está exposto em seu museu em Eindhoven, na Holanda. Recentemente ele foi ao Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, onde foram feitos a foto e o vídeo.

Fonte: .jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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