14 de jul. de 2011

A desconhecida corrida entre um McLaren F1 e o exército britânico



Logo que vi essa foto tratei de descobrir a história por trás dela. São muitos símbolos de uma época muito específica: um McLaren F1, um helicóptero do exército britânico, uma base aérea de Hong Kong. O que estava acontecendo ali?

No começo dos anos 90 Gordon Murray e Ron Dennis estavam tentando atrair interesse por seu nascente projeto do esportivo McLaren F1, por isso eles construíram um quinto protótipo. Os quatro primeiros foram usados para testes mecânicos e jogados contra barreiras para alegrar o pessoal dos governos.
O quinto carro, chamdo XP5, foi usado para promover o modelo.
Na mesma época, os britânicos ainda controlavam Hong Kong como parte de um acordo com a China, mas os dias estavam contados. A RAF e o exército britânico ainda tinham unidades na Base Militar de Shek Kong, no extremo Sul da ilha.
Todos esses elementos juntaram-se em 1993 durante uma apresentação pré-produção da McLaren. De acordo com Sean Li, que tirou a foto e esteve no evento, Murray e Dennis levaram o carro a Hong Kong com o piloto Dr. Jonathan Palmer para uma exibição.
Impossibilitados de usar uma via pública, eles usaram uma pista aeronáutica apra demonstrar as habilidades do carro. Foi quando o negócio ficou interessante de verdade e a incrível foto foi feita.
A maioria dos presentes andou de carona no carro, com Palmer pilotando, acelerando pela pista. Não sei se foi combinado, mas um dos oficiais da base achou que seria interessante fazer uma corrida entre um dos helicópteros e o F1. O helicóptero flutuou próximo ao carro por alguns segundos, subitamente inclinou-se e acelerou, mas o McLaren rapidamente o alcançou e passou direto.
Faz sentido. O helicóptero parece um Westland Scout, que ao contrário do supercarro inglês, mal chega aos 215 km/h em um dia bom. Não tinha a menor chance.
As unidades militares britânicas foram quase todas retiradas de Hong Kong e a base aérea é usada pelo Exército de Libertação Popular. Apesar da retirada oficial, a ilha ainda abriga máquinas britânicas. De acordo com Li, ainda há alguns McLaren F1 em Hong Kong e o novo MP4-12C será exposto na nova loja da marca.
O sol nunca se põe para este supercarro.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: