7 de jul. de 2011

Como este senhor de 60 anos tornou-se o homem mais rápido a subir a montanha



Pikes Peak é um dos lugares mais traiçoeiros do automobilismo – e talvez de todos os esportes. Todo ano dezenas de equipes e pilotos tentam cumprir a aparentemente impossível tarefa de subir esta montanha de 4.302 metros e ser coroado o homem mais rápido a chegar ao topo.

Na semana passada, dois dias antes de completar 61 anos, Nobuhiro “Monster” Tajima fez isso e quebrou um recorde que parecia impossível: chegar ao topo de Pikes Peak em menos de dez minutos. Depois de bater meu carro e abandonar a competição, eu precisava saber como ele conseguiu fazer isso.
Qualquer um pensaria que, com tantas equipes e doidos com máquinas feitas em suas garagens, esse recorde já deveria ter sido quebrado. Mais interessante é que o próprio Tajima estabeleceu o recorde em 2007, com um tempo de 10:01,4.
Muita gente acha que a barreira dos 10 minutos foi quebrada devido ao asfaltamento adicional no playground do demônio. Mas acho que eles estão errados, acho que foi a dieta especial de Tajima na semana da corrida. Salada, salada e mais salada? Não. Cada noite foi uma aventura em busca do melhor restaurante em Colorado Springs. Cada uma das idas ao topo durante o reconhecimento foi uma orgia de cachorros-quentes e donuts.

Para qualquer pessoa normal isso parece loucura, mas eu entendo. Há algo especial em encher a cara de donuts a 4.000 metros quando você mal pode respirar. Para Tajima isso era um ritual. Ele estava no seu momento. Ele sabia que este seria o seu ano.
O único momento em que não o vi sorrindo foi quando ele estava se alongando, prestes a entrar no carro para atingir a glória. Ele estava muito sério, concentrado, em transe. Perguntei a ele em que estava pensando naquela manhã quando entrou no carro.
CASWELL: Este foi “o” ano?
MONSTER: Sim. Era minha sensação, que foi muito boa depois da classificação.
CASWELL: Quando você soube que havia quebrado o recorde?
MONSTER: Próximo à Glen Cove (a cerca de 9,5 km da largada)! Os pneus! A suspensão! O motor! Eles foram ficando cada vez melhores, e melhores! O carro estava fantástico!

CASWELL: No “Bottomless Pit” havia óleo por todo o lado e muitos carros reduziram. Eles estavam avisando os carros na largada. Você ficou preocupado?
MONSTER: Havia óleo na parte de fora, por isso usei a parte de dentro. Foi mais lento que o traçado ideal, mas era um traçado limpo.
(Vi ele fazendo essa curva e ele não tirou o pé. Ele traçou toda a curva por dentro e no último instante saiu exatamente onde a mancha de óleo acabou. Foi perfeito. A manobra no óleo pode ser vista mais claramente no vídeo completo da subida, mas o vídeo da Bottomless Pit pode ser visto logo a seguir)

CASWELL: Você não conseguiu descer com o carro. O que aconteceu?

MONSTER: Pouco antes de eu entrar na Cog Cut perdi a direção hidráulica e a bomba de água. Tive que segurar o carro nas curvas finais. Quando cruzei a linha de chegada a temperatura da água era de 150 graus!

CASWELL: O motor falhou com a temperatura?

MONSTER: Não, mas se eu tivesse perdido a bomba de água na curva anterior, eu não teria conseguido. Tive muita sorte.

Sim, Tajima. A montanha gosta de você.

Obviamente eu queria saber o que havia mudado no carro além da pintura em relação ao ano anterior. “Fizemos uma nova preparação e novos turbos, além dos novos pneus e rodas”, disse Tajima.
Caso você esteja curioso, Tajima projetou e construiu todo o carro com sua equipe, todos com experiência no WRC. Ele acredita em engenharia mecânica, e não em computadores bonitinhos. Seu diferencial central? Velha guarda – totalmente mecânico. Seu chefe de equipe foi um dos chefes da antiga equipe da Suzuki no WRC. Eu, pessoalmente, acredito que este seja o carro mais veloz do planeta. Quem te derrotaria no Gran Turismo se você escolhesse o carro de Tajima? Ele usa injeção Motec, turbinas Garret (uma variante da T304r) e pneus Falken especiais, modelo Ziex 295/40 R20 para suas novas rodas HRE de 20×11 polegadas.

Entendo que isso é um SUV especialmente adaptado para Pikes Peak com um padrão de pneus especial, feito com um composto grudento, um monstro. Falando nisso, a lojinha no topo de Pikes Peak está cogitando a possiblidade de vender o Tajima Special por 9,51 dólares. Espero que seja um cachorro-quente duplo em uma bandeja de donuts. A receita secreta para o sucesso!
Tajima sente que a força necessária para quebrar o recorde veio da esperança e otimismo típicos de seu país natal, o Japão. Tajima me disse que eles ainda estão sofrendo, mas as coisas estão melhorando. Ele quis quebrar o recorde para mostrar que mesmo em tempos difíceis, a maioria dos obstáculos ainda pode ser transposta. Era imporante para Tajima voltar lá e usar a energia de sua vitória para levantar a moral de seu país. As pessoas chamam Tajima de “Monster”, mas eu o vejo mais como um monstro de desenho animado. Aquele que é legal e no final faz tudo dar certo.
Ah, e como Tajima celebrou seu 61º aniversário depois de quebrar um dos mais famosos recordes do automobilismo moderno? Com seus amigos, equipe e patrocinadores no QG da Go Pro em Half Moon Bay. Agora entendi por que não se encontrava uma única gota de saquê em um raio de 20 km.
Parabéns, Tajima!

Fonte: jalopnik.
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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