12 de jul. de 2011

Andamos no Fiat 500 mexicano, que chega em agosto

Compacto custará cerca de R$ 20 mil a menos que o atual e terá três versões de acabamento

Texto e fotos: Carina Mazarotto, de Guadalajara
Livre do imposto de importação, 500 deverá custar a partir de R$ 43 mil
Vamos direto ao ponto: não compre um 500 (Cinquecento) até o próximo mês. O compacto premium da Fiat ficará quase R$ 20 mil mais barato a partir de agosto, quando começa a ser trazido do México, isento dos 35% de imposto de importação. O modelo atual, trazido da Polônia, custa entre R$ 60 mil e R$ 75 mil. O novo terá preço inicial de R$ 43 mil, segundo concessionárias consultadas por Autoesporte, e começa a chegar às lojas já no início do mês.

O 500 mexicano, primeiro fruto da parceria entre Fiat e Chrysler, desembarca no Brasil em três configurações de acabamento: Cult, Sport Air e Lounge Air. O modelo Cult é equipado com motor 1.4 8V Evo Flex, o mesmo do novo Uno, e será oferecido com câmbio manual ou Dualogic. Ambos sairão de fábrica com freios ABS, airbag duplos frontais, vidros e travas elétricas, ar-condicionado manual e rodas de liga aro 15, além de banco do motorista e volante com regulagem de altura, entre outros itens.
Serão três versões para o compato: Cult, Sport Air e Lounge Air
Já os modelos Sport Air e Lounge Air são equipados com o novo motor 1.4 16V Multiair a gasolina, e também terão opção de câmbio manual e automático. Além dos itens da versão Cult, a Sport trará piloto automático, airbags duplos laterais, faróis de neblina, bancos parcialmente revestidos de couro e volante com comandos para o rádio. O modelo topo de linha, Lounge, ainda sai de série com detalhes cromados nos para-choques e retrovisores, além de teto em vidro.
O que muda
No México, o 500 “local” foi lançado oficialmente no Salão do Automóvel de Guadalajara, que termina domingo (10). Aproveitamos a oportunidade para conhecer o modelo equipado com 1.4 16V Multiair e câmbio manual de cinco marchas, visitando a única concessionária da Fiat localizada na cidade (líder do mercado brasileiro, a Fiat é ignorada no México, leia mais).
São poucas as mudanças visuais em relação ao modelo trazido da Polônia: o novo 500 traz, basicamente, novo desenho nos para-choques dianteiro e traseiro. Segundo a Fiat, a principal novidade é o novo propulsor Multiair, de 100 cv e 13,5 kgfm de torque, que chega com a proposta de oferecer mais desempenho e eficiência.
Para-choque traseiro traz alguma das poucas mudanças visuais da versão mexicana
À primeira vista, o desempenho é muito parecido com o do modelo anterior, afinal potência e torque são praticamente os mesmos. De acordo com a Fiat, o 500 ganhou em aceleração: passou de 10,5 segundos para 9,7 s. O câmbio de boas trocas e o motor com rápidas respostas garantem agilidade no trânsito.
Bancos com revestimento em couro e comandos do rádio no volante são da versão Sport Air
Mas o que mais chamou atenção foi o conforto. O novo 500 tem novos amortecedores, estes sim adaptados às condições das ruas de Guadalajara, tão esburacadas quanto as nossas. Ficou uma sensação de que, agora sim, o compacto está pronto para o mercado brasileiro: mais confortável e acessível ao bolso dos consumidores. Mas vale a lembrança: no México, ele ainda custa quase metade do nosso. O modelo de entrada sai por 199.900 pesos mexicanos, cerca de R$ 27 mil.

Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

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