Montadora francesa também exibe Fluence 100% elétrico
A nuvem de poeira vulcânica afastou muitos jornalistas do centro de eventos onde ocorre o Salão de Buenos Aires. Mas não encobriu os modelos de maior importância para o nosso mercado.
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Painel traz instrumentos circulares e computador de bordo no centro. Volante da versão com tração integral traz inscrição indicativa na parte inferior |
Entre eles está o
Duster, primeiro utilitário esportivo que Renault venderá no Brasil. O modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR) e deve começar a chegar às lojas em outubro ou novembro próximos. O preço ainda não foi definido, mas deve ficar próximo ao do rival
EcoSport (que parte de R$ 53.440).
O
Duster compartilha sua plataforma com a família
Logan/
Sandero, mas tem maior distância entre-eixos. O modelo será oferecido com duas opções de motor flex, 1.6 (105 cv) e 2.0 (143 cv), e versões com tração 4x2 ou 4x4 – acionada por um botão seletor localizado no painel central. A princípio, a
Renault não pretende ofertar câmbio automático para o utilitário.
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Duster será oferecido em versões 4x2 e 4x4 |
Com algumas diferenças em relação à versão vendida na Europa, o
Duster tem desenho robusto, mas não traz nenhuma revolução ao segmento. Ainda assim, a característica que mais se destaca é o design dianteiro, com ampla grade cromada e faróis duplos circulares que dividem espaço com as luzes de seta e as lanternas no mesmo conjunto. A parte central do para-choque também mostra uma grande entrada de ar. Nas laterais, as portas apresentam vincos semicirculares, que remetem aos do
Sandero. Já na traseira, os traços se assemelham aos do Nissan
Pathfinder.
Com 4,3 metros de comprimento, 1,8 m de largura e 1,7 m de altura, o
Duster conta com altura livre do solo de 22,1 cm, ângulo de entrada de 30 graus e de saída de 35 graus. O porta-malas pode acomodar até 475 litros de bagagem, de acordo com os dados divulgados pela
Renault.
Fluence em versão eletrificada
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Fluence elétrico tem motor de 95 cv |
Além do
Duster, o estande da
Renault também exibe o Fluence Z.E. (Zero Emission), versão 100% elétrica do sedã. O motor que equipa o modelo tem 95 cv de potência e torque máximo de 22,6 kgfm. Ele é alimentado por uma bateria de íon lítio que pesa 250 kg e tem capacidade energética de 22 kW/h. A acomodação atrás do encosto do banco traseiro ajuda a preservar a maior parte do espaço do porta-malas, de 300 litros.
Versáteis, as baterias podem ser recarregadas de duas formas diferentes: por meio de uma tomada doméstica de 220V, para uma duração média de entre 6h e 8h ou através de terminais de recarga rápida de 400V, que permitem completar o nível da bateria em aproximadamente 30 minutos. Além disso, há o sistema “Quickdrop”, que permite a substituição da bateria em estações específicas, o procedimento dura cerca de três minutos.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):
http://revistaautoesporte.globo.com/
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