31 de mai. de 2011
Um Chevette Junior só liberado para adultos
O Junior foi a tentativa da GM em tornar o Chevette um concorrente para a grande novidade da época, o Uno Mille, barato e totalmente desprovido de conforto e potência. Este aqui está impecavelmente conservado, mas dois detalhezinhos sugerem algo mais: a largura dos pneus traseiros, e um discreto logotipo V6 na traseira…
Foi o próprio dono do carro, o José, quem entrou em contato com o Jalop depois de conferir o post que fizemos meses atrás sobre um elegante Chevette V6 vinho. O Junior é de sua propriedade desde zero-quilômetro, ano 1993, e passou um bom tempo com o motor de 4 cilindros devidamente preparado com comando bravo, cabeçote rebaixado e carburador Weber 40, suficientes para 170 cavalos de potência.
Depois de tomar um sufoco de um Tempra Turbo, porém, chegara a hora de partir para um torcudo V6 Vortec de 4.3 litros. Para isso, boa parte do carro teve de ser reforçada. Foi o caso do monobloco, que ganhou um frame interno e novos apoios e bandejas para a suspensão, com molas de Opala, amortecedores especiais e ladder bars na traseira. Os freios a disco nas quatro rodas vieram do Monza (na frente) e do Kadett (atrás).
O motor V6 4.3 ganhou preparação fina, com coletor de admissão feito sob encomenda, pistões forjados, comando COMP Cams roletado assimétrico 296/302, ignição MSD cortando a 6.000 rpm, três carburadores Weber 44, escape seis em dois e abafadores DinaFlow. A taxa de compressão foi recentemente reduzida de 11.5:1 para 9.5:1, para melhorar o uso de gasolina normal.
Rende entre 350 e 400 cavalos. A potência passa por um câmbio de cinco marchas da Blazer, e chega ao diferencial traseiro Dana 44 com blocante e pneus Continental 245 45/R16. Assim equipado, o Junior faz de 0 a 100 km/h em seis segundos sem o menor esforço.
Com o peso deslocado para a dianteira, José conta que ele tende a sair de frente, mas basta ter sensibilidade na lida com o acelerador para trazê-lo de volta. O carrinho é bastante violento quando provocado, e pode ultrapassar os 250 km/h com pista livre. “Pura diversão”, ele diz.
Nós definitivamente acreditamos.
Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
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