Primeiro veículo da linha da marca francesa a receber o novo motor dCi 130 a diesel já aponta novas perspectivas na redução de poluentes
A Renault continua com a estratégia de reduzir as emissões de poluentes com seu novo motor Energy dCi 130. O novo propulsor que agora irá integrar a linha da marca francesa é resultado de um projeto inspirado na arquitetura dos motores utilizados pela marca na Fórmula 1. Ele foi desenvolvido para substituir gradualmente a motorização 1.9 dCi 130, nas linhas X-Mod e Scenic, mas posteriormente deve chegar também a toda a família Megane.
Com sistema stop&start, combinado com a recuperação de energia durante as frenagens, que ajudam a aliviar a carga no motor, e com uma bomba de óleo com deslocamento variável, além de um sistema de injeção múltipla para melhorar a regeneração do filtro de partículas, o novo motor Renault esbanja tecnologia. Sem contar com a recirculação de gases de escape em circuito de gás em baixa pressão, o qual a marca é a primeira a utilizar na Europa.
O novo motor Renault Energy dCi 130 combina o prazer de dirigir com a preocupação com as reduções, tanto de poluentes como nos gasto de combustível. Com 1.6 litro, ele produz 130 cv e um torque de 35,69 kgfm, obtendo um consumo de 22,72 km/l e emissões de CO2 de 115 g/km.
O novo propulsor é fabricado na França, na planta de Cléon, especializada em produzir motores a diesel altamente tecnológicos. Se comparado com o antigo motor, o dCi 130 novo consegue uma redução de até 20% no consumo, além de 30 g/km de emissões. A proposta da marca, inclusive, é reduzir significativamente nos próximos anos a quantidade de emissões de sua linha europeia. Com os novos projetos, a Renault espera cair para menos de 100 g/km de CO2 médios até 2016.
A minivan Scénic, uma das mais vendidas em seu seguimento, é o primeiro Renault a receber o motor menos poluente. Mas a renovação do modelo não foi apenas debaixo do capô. O design também conta com novos elementos, tais como: cores diferenciadas e rodas de liga leve aro 16 ou aro 17, com detalhes cromados fazem parte de alguns dos complementos que chegam ao novo modelo.
A Renault continua com a estratégia de reduzir as emissões de poluentes com seu novo motor Energy dCi 130. O novo propulsor que agora irá integrar a linha da marca francesa é resultado de um projeto inspirado na arquitetura dos motores utilizados pela marca na Fórmula 1. Ele foi desenvolvido para substituir gradualmente a motorização 1.9 dCi 130, nas linhas X-Mod e Scenic, mas posteriormente deve chegar também a toda a família Megane.
Com sistema stop&start, combinado com a recuperação de energia durante as frenagens, que ajudam a aliviar a carga no motor, e com uma bomba de óleo com deslocamento variável, além de um sistema de injeção múltipla para melhorar a regeneração do filtro de partículas, o novo motor Renault esbanja tecnologia. Sem contar com a recirculação de gases de escape em circuito de gás em baixa pressão, o qual a marca é a primeira a utilizar na Europa.
O novo motor Renault Energy dCi 130 combina o prazer de dirigir com a preocupação com as reduções, tanto de poluentes como nos gasto de combustível. Com 1.6 litro, ele produz 130 cv e um torque de 35,69 kgfm, obtendo um consumo de 22,72 km/l e emissões de CO2 de 115 g/km.
O novo propulsor é fabricado na França, na planta de Cléon, especializada em produzir motores a diesel altamente tecnológicos. Se comparado com o antigo motor, o dCi 130 novo consegue uma redução de até 20% no consumo, além de 30 g/km de emissões. A proposta da marca, inclusive, é reduzir significativamente nos próximos anos a quantidade de emissões de sua linha europeia. Com os novos projetos, a Renault espera cair para menos de 100 g/km de CO2 médios até 2016.
A minivan Scénic, uma das mais vendidas em seu seguimento, é o primeiro Renault a receber o motor menos poluente. Mas a renovação do modelo não foi apenas debaixo do capô. O design também conta com novos elementos, tais como: cores diferenciadas e rodas de liga leve aro 16 ou aro 17, com detalhes cromados fazem parte de alguns dos complementos que chegam ao novo modelo.
Impressões ao dirigir
A maior mudança da Minivan veio no interior, que teve acabamento melhorado e estofado renovado. A lista de equipamentos agora nclui computador de bordo com display colorido e com medição da qualidade do ar, que abre ou fecha a recirculação de ar de acordo com o nível de gases no exterior da cabine.
O novo motor diesel aparenta ser bastante silencioso, enquanto a dupla embreagem do câmbio automático facilita a vida durante a condução, com engates rápidos e eficazes, resultando em uma direção muito tranqüila. Até porque a visibilidade na posição de conduzir é muito boa, com ergonomia agradável.
Mesmo com rotações inferiores, o novo motor apresenta menos peso e maior flexibilidade, mesmo em lugares onde era exigida maior potência, seu comportamento foi estável. Na estrada teve um desempenho tranqüilo e silencioso.
Entre as versões Dinamyque e Luxe, o Scénic chega ao mercado europeu por não menos que 26.500 e 28 mil euros, o equivalente a R$ 61 mil e R$ 65.300. Neste valor, não estão inclusos os opcionais.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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