22 de mai. de 2011

Os Chinas por João Brigato

Vocês que sempre acompanham o BrigatoDesign podem ter achado estranha a enquete sobre as marcas chinesas, mas ela foi feita para entender melhor o que representa esta invasão chinesa no Brasil. Através da opinião dos leitores foi constatado que a JAC (controlada pelo ex-presidente da Citroën do Brasil, Sérgio Habib) é a marca chinesa com maior aceitação do público, opinião esta compartilhada comigo.
Mas porque a JAC é considerada a marca chinesa mais confiável? Vamos analisar os pontos, seu ex-presidente tornou a Citroën uma marca de boa participação no mercado; os modelos (por enquanto J3, J3 Turin e J6) foram adaptados ao gosto brasileiro com troca de revestimentos e cores no interior além da melhora da qualidade de materiais empregados, alias a qualidade de acabamento é sem dúvida um dos pontos mais criticados nas outras marcas.


Mas também temos o lado oposto da história, 32% das pessoas, segundo a enquete não confiam em nenhuma marca chinesa, sem exceção. Preconceito? Talvez, mas o mais provável é o trauma sofrido por conta das primeiras marcas a desembarcarem no Brasil, estas por sua vez sujaram a reputação de toda e qualquer marca chinesa para muitos brasileiros.
Muitos se lembram da Effa M100 (a Effa foi considerada junto com a CN Auto a marca menos confiável segundo a enquete) que a Quatro Rodas comprou para o teste de Longa Duração, mas devido a sua total falta de segurança eles desistiram do teste na metade. Foi atestado que acima de 50km/h no teste do alce ela capotaria, sem contar o total despreparo da assistência técnica que chegava a retirar peças de modelos no pátio para repor as peças de modelos já vendidos. Ferrugem e problemas básicos não eram solucionados.

Ainda existem marcas que eu gostaria de citar como a Chery que foi o primeiro passo da mudança das chinesas apesar de vários problemas no pós venda e da construção falha do Tiggo. CN Auto e Chana são representantes do setor comercial e principalmente a CN Auto vem se beneficiando dos órfãos da Towner e Topic da marca Asia (hoje em dia estes nomes são propriedades da marca chinesa e são usados nos seus prdutos). A Lifan chegou sendo representada pelo grupo Effa, mas a marca possui um clone do Corolla com um acabamento sofrível além de uma cópia do estiloso MINI Cooper mas com um acabamento tão ruim quanto o da Effa M100 (se tornou a minha referencia para acabamento de péssima qualidade, a referencia anterior era o Gol G4).

Mas e o futuro dos chineses? Acredito que este futuro será o mesmo caminho trilhado por japoneses e coreanos, porém mais rapidamente. O movimento pela melhor qualidade dos modelos já começou com a JAC e em breve esta filosofia será seguida pelas outras montadoras, quem sabe não cheguem ao nível das coreanas de hoje. Mas tudo isto depende simplesmente de uma maior seriedade das montadoras, um pós-venda de qualidade, uma grande melhora de acabamento e qualidade de construção, além do fim do complexo de camelô pois ninguém quer ser dono de um carro que é a simples cópia de outro.

Fonte: brigatodesign
Disponível no(a):http://brigatodesign.blogspot.com

Nenhum comentário: