30 de mai. de 2011

O cupê BMW do qual você nunca ouviu falar



É um estranho detalhe da história que Hans Glas e sua empresa sejam mais bem conhecidos por seus pequenos Goggomobils que por seus cupês com estilo italiano. Talvez seja hora de mudar isso.


Quando nosso correspondente na Europa Peter Orosz disse que iria para Villa d’Este e se ofereceu para fotografar qualquer coisa, o Glas 3000GT estava no topo de minha lista.
Enquanto a BMW lançava os primeiros carros da Neue Klasse que eventualmente redefiniriam a fabricante alemã, do outro lado da rua em Dingolfing, Hans Glas lançava o belo 1300 GT e mais tarde o 2600.

Diferente da BMW, que procurava oferecer carros compactos para o maior número de alemães, Glas sonhava em rivalizar com os fabricantes britânicos como a Aston Martin e seus cupês atraentes movidos por V8s. Glas não podia competir com eles, e a BMW precisava de sua capacidade de produção, então acabou comprando a concorrente.
Antes de ser completamente absorvida, produziram alguns carros com mecânica BMW, incluindo este Glas 3000GT 1967 com um motor BMW V8 3.0. Em 1968, no último ano do modelo, acrescentaram o logotipo da BMW.

Mas não há dúvidas de que a Glas sobreviveu por algum tempo. Veja o BMW E9  e diga que não percebeu a influência. E Dingolfing ainda é a maior fábrica da BMW no mundo, produzindo mais de 250.000 veículos anualmente.

Crédito das fotos: Peter Orosz.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/page/1

Nenhum comentário: