17 de mai. de 2011

Ducati Monster 796 é o equilibrio entre utilidade e prazer

Fotos: Divulgação
Ducati Monster 796 é o equilibrio entre utilidade e prazer

Modelo da marca italiana é ágil para o trânsito da cidade mas não decepciona quando exigida em alta potência


A escolha do motor Hypermotard 796 foi conduzida pelo desejo de criar uma Monster que agregasse a praticidade e facilidade do uso da 696 com a esportividade da 1100. E a mistura deu certo. A Ducati monster 796 é uma moto leve e acessível, mas com mais poder que a 696. Isto significa que ela se torna uma opção viável para estradas, mas também para a vida na cidade, de trânsitos congestionados.


O motor da Ducati Monster 796 é constituído pela arquitetura clássica da marca, com dois cilindros e 803 cc, e duas válvulas por cilindro. O motor é o Hypermotard 796, mas quase 2 kg mais leve, graças a um novo projeto do cárter. Além de mais leve, ele também proporciona ao propulsor uma maior potência, atingindo 87 cv a 8.250 rpm, com torque máximo de 7,95 kgfm a 6.250 rpm.

A suspensão é invertida na dianteira, com garfos Showa, e Sachs na traseira. O que aguenta o peso total da moto de 167 kg, e a torna ágil e confortável. O modelo ainda conta com freios ABS.

Embora seja esteticamente muito parecida com os modelos 696 e a 1100, a Ducati Monster 796 consegue obter uma singularidade, alinhando agilidade e potência em sua aparência.

Com o motor ligado, ela imediatamente mostra que pertence a família Ducati, com o som inconfundível de seu motor. A precisão das marchas é outro aliado de peso que já de muito tempo é admirado na série Monster, e não é dessa vez que fica devendo.

A agilidade se mostra como um dos pontos fortes da moto, isto devido ao bom projeto do chassi, que proporciona manobras bem elaboradas sem muito esforço.  Mesmo em viagens de longa distância a Monster 796 se mantêm estável e segura na pista.

Fazer com que o modelo chege a sua velocidade máxima, inevitavelmente acaba por causar vibrações na diantera, sem contar que como tem um corpo muito pequeno, não consegue desviar o ar de maneira eficaz após ultrapassados os 200 km/h. O problema é facilmente resolvido com os inúmeros opcionais, mas não consta do projeto original.

Em resumo, a Ducati Monster é o meio termo, assim como previsto pela fabricante, entre a praticidade e o desempenho poderoso de uma moto esportiva.



Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: