31 de mai. de 2011

Audi mostra A1 Clubsport Quattro, o super A1

Fotos: Divulgação
Audi mostra A1 Clubsport Quattro, o super A1

Alemã coloca 500 cv em seu menor modelo e antecipa versão esportiva do A1

A Audi criou para celebrar os 30 anos do festival de Wörthesee, na Áustria, uma versão especial do A1. O Clubsport quattro antecipa as formas do futuro S1, que já roda em estágio avançado de desenvolvimento pela Alemanha. O Clubsport traz uma versão altamente modificada do cinco cilindros de 2.5 litros usado no RS3 e no TT RS.
Nos carros já produzidos, o motor entrega bons 330 cv, mas para o conceito foram adicionados um resfriador de ar maior para o turbo e escapamento redimensionado para quase absurdos 500 cv de potência. Para efeito de comparação, o A1 mais potente vendido é o S Line, com "apenas" 182 cv extraídos do 1.4 TFSI.


Visualmente, o Clubsport ganhou vários adereços, que denotam o poder do carro. Na frente, o parachoque tem enormes entradas de ar para o intercooler, saídas de ar no alto do capô fazem a exaustão do ar quente. Atrás, um grande aerofólio para segurar a traseira do carro nas curvas e o parachoque, que além de mais envolvente, tem um difusor de ar acoplado. Os arcos das rodas - de 19 polegadas - adicionaram 60 mm à largura total do modelo, dando um aspecto bem mais esportivo ao carrinho. As saídas de escapamento na lateral dão o toque de super carro.
Por dentro, o conceito ainda ganhou bancos em concha e perdeu o assento traseiro para reduzir o peso e dar lugar a reforços estruturais.  No lugar do aparelho de som, pequenos mostradores analógicos de carga da bateria, pressão e temperatura do óleo. Até as alavancas de seta e limpadores foram substituídos por botões no volante e no painel.
O desempenho anunciado para o carro é igualmente surpreendente, dados os valores de potência e o peso de apenas 1.390 kg. Segundo a Audi, os 100 km/h a partir da imobilidade chegam em apenas 3,7 segundos, e os 200 km/h em 10,9 segundos. Números dignos do superesportivo R8 V10. Apenas a velocidade máxima que foi limitada aos 250 km/h, talvez o único ponto decepcionante do modelo.

Entretanto, o A1 Clubsport quattro é mesmo apenas um conceito. O S1 deverá usar o motor 2.0 TFSI de 211 cv do Golf GTI, num conjunto bem mais comportado. A Audi ainda deve retrabalhar o quatro cilindros para um pouco mais de potência, mas dificilmente ultrapassará os 230 cv. A maior diferença mesmo será a tração integral, inédita na categoria. O S1 é esperado para setembro, no Salão de Frankfurt.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/

Nenhum comentário: