20 de abr. de 2011

Garagem dos sonhos: El Camino 454 Super Sport




Picapes são feitas para transportar carga de forma ampla e segura. Os 450 cavalos da El Camino 454 SS parecem um pouco desnecessários para esse tipo de tarefa, sendo provavelmente mais úteis para o lançamento de toras à distância, mas quem se importa?
Precursora das Syclone, Ute e Raptors, ela é um ícone do american way of f@#%ing, e mais uma ilustre integrante da elite atrás do portão imaginário.
A El Camino 454 SS é o auge da linhagem de picapes baseadas em carros da Chevrolet – mas a marca precisou de um bom tempo para chegar até aqui. A El Camino foi lançada inicialmente como uma resposta à bem sucedida Ford Ranchero, e sua primeira geração foi produzida somente entre 1959 e 1960, baseada no estilo do Chevrolet Impala. Apesar da natureza desejável desses carros hoje, não foi bem recebido na época.
Quando o carro foi relançado em 1964, tudo havia mudado. Agora baseado na plataforma do Chevelle, o carro estava muito mais preparado para o trabalho. Em vez de apêndices vistosos por todos os lados, era mais robusto e mais leve que o modelo original. À medida em que o estilo do Chevelle era atualizado, a El Camino também recebia essas mudanças.

Mas por mais que o estilo fosse constantemente atualizado, a potência era deixada de lado. Ela sempre recebia todos os motores feitos para seus irmãos, exceto os mais potentes da época. Isso mudou em 1970. Depois de dois anos com o V8 396 (6,5 litros) de respeitáveis 375 cv no topo da lista de opções, o poderoso LS6 454 (7,4 litros) foi adicionado.


Com a potência declarada de 450 cv e 67,8 kgfm de torque, este lendário motor levava o El Camino da parada aos 96 km/h em apenas 6,6 segundos e completava o quarto-de-milha em 13,4 segundos – lembre-se, em pneus de sete polegadas com um câmbio manual de quatro marchas.
Talvez mais importante que os números de desempenho e a agressividade deste carro seja o que ele representa. A 454 SS não é o carro que você dá à sua mãe para ela ir à padaria. Ela é a forma mais simples de transformar borracha em fumaça. Pauleira em forma de picape. É um carro que te mete em encrencas. É um punk de jaqueta de couro, cigarro na boca e canivete na mão dizendo “foda-se” à sociedade. Um muscle-car com uma caçamba selvagem atrás. Nenhum outro carro faz menos sentido, e é por isso que ela é tão perfeita.

É a antítese dos modelos comerciais feitos para um público medíocre e anestesiado por pesquisas de mercado e campanhas publicitárias sobre airbags e cadeirinhas de criança. Houve uma época em que você podia ir à concessionária, torrar o seu suado dinheiro, ligar o 454, acender um cigarro sem filtro ouvindo Led Zeppelin no rádio AM/FM e cair na estrada.

A El Caminho entra em nossa garagem não por ser um carro punk, mas por ser um soco na cara do politicamente correto. Tempos que infelizmente parece que não voltam mais.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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