14 de mar. de 2011

Silver Car: perfeito para escaladas rápidas



As provas de subida de montanha são populares na Europa e nos Estados Unidos há décadas. Aqui no Brasil temos poucas opções, entre elas a do Pico do Jaraguá, com trinta anos de existência, mas que acabou ficando no meio de uma área com urbanização crescente.

Importante destacar as que são realizadas no sul do país, entre elas as de Campo Largo e Teutônia. Mas ainda precisamos de mais provas. Uma sugestão seria Campos do Jordão, com belas paisagens, visual estonteante e boa estrutura. Fechar uma estrada secundária pode ser um problema, mas nada que não possa ser resolvido com boa vontade – e um pouco de dinheiro, claro.

Para subir rasgando o asfalto é necessário um equilíbrio entre potência e peso. Uma máquina de subida de montanha pode ter muitos cavalos ou então menos poder debaixo do capô e baixo peso, em contrapartida. Também existem os casos onde as duas coisas andam juntas. Só a pilotagem técnica é fundamental.
Um dos exemplos que se destaca é o Silver Car, um peso-leve fabricado na Espanha que coleciona vitórias nas provas européias. O S2 CM conjuga vários fatores para explicar seu sucesso, entre eles um motor herdado das supermotos. A empresa escolheu o bloco de 1.000 cm³ da Suzuki GSX-R, com duas opções de potência: 177 cv ou 185 cv, na incrível e ensurdecedora faixa das 13.500 rpm.
A estrutura do chassi é de aço, com baixo peso. A carroceria, por sua vez, é feita de fiberglass. O bólido tem suspensão independente, com amortecedores reguláveis. Os difusores de ar foram herdados da DTM e garantem que o carro fique grudado no asfalto em qualquer velocidade, auxiliados pela enorme asa traseira.

A transmissão seqüencial de seis velocidades garante trocas rápidas. Para segurar a máquina, ele traz freios a disco com 265 milímetros de diâmetro nas quatro rodas. O jogo de rodas de treze polegadas pode ser calçado com pneus Michelin para circuitos ou Avon para provas de subida de montanha.
Para fechar o tópico, vale salientar que o carro mede pouco mais de três metros e meio pesando apenas 445 kg. Os vídeos falam por si e dão uma idéia do que ele é capaz de fazer. Afivele os cintos!

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: