5 de mar. de 2011

Segredo: VW UP deve tirar de linha o Fox















 A VW será radical e vai descontinuar o Fox. No seu lugar, um veículo urbano com nome esquisito e padrão Golf de qualidade. Modelo deve chegar ao mercado europeu ainda este ano.
A nova geração popular da Volkswagen espalhará modelos também para a Seat e Skoda e um Audi A2 baseado na minivan Space Up. Na linha abaixo do Polo (substituindo o Fox) o Up trará a mesma qualidade conhecida dos clientes do Golf, segmento praticamente abandonado pela companhia. 

Os planos iniciais falam em 600 mil unidades vendidas por ano – se realmente ele for um carro popular.
  Um trio de conceitos Up foi revelado há três anos, mas seus desenhos mudaram bastante desde então, incorporando os novos traços dos produtos Volkswagen, mais angulados. No ano passado, um conceito E-Up deu a melhor pista do que viria por aí e alguns elementos importantes do resultado final deverão passar por entradas de ar pequenas, traseira alta e coluna B pintada de preto.
 













O interior será bem mais moderno e alegre, tendendo para a geração iPhone, sem a dureza germânica. O Up deverá ter um grande mostrador circular como central de informações controlada por um disco giratório ou por botões instalados no volante. Versões de entrada terão ABS, ESP (controle de estabilidade) e dois air bags - mas sem direção assistida - bancos ajustáveis na altura, vidros elétricos, trava elétrica e até estepe. Numa outra direção, uma versão completa, com ar-condicionado, teto solar, rodas de liga, sistema de som sofisticado e suspensão esportiva. Comum a todos os Up (exceto o de entrada), os materiais serão de primeira qualidade e acabamento digno de um Passat.
Infelizmente a escala de custos e a complexidade na fabricação deixaram de lado a arquitetura com motor e tração traseiros, a favor do programa NSF (New Small Family) que utiliza componentes mais baratos e comunizados da última geração do Polo. Isso significa a velha e conhecida tração dianteira com motor e câmbios transversais montados na frente do veículo. Mas novas técnicas construtivas proporcionaram um peso de cerca de 800 kg, sensacional se nos lembrarmos de que um Polo pesa mais de uma tonelada. O Up não apenas pesará menos que o novo Polo, ele tem 3.450 mm de comprimento (o Polo tem 3.970 mm), é estreito (1.630 contra 1682 mm), um pouco mais alto (1.500 contra 1.462 mm), tem entre-eixos menor (2.450 contra 2.470 mm) e tem porta-malas menor (180 contra 280 litros) também.
Com três portas ele acomoda quatro pessoas – o Polo tem espaço para cinco – mas o Up cinco portas será alongado em 100 mm para acomodar uma quinta pessoa.  Inicialmente estes dois hatches seriam as duas únicas opções de carroceria – e os únicos que a Seat e Skoda ofereceriam com suas marcas - mas uma minivan deverá fazer parte da linha. Algumas fontes na fábrica informam que ela serviria de base para o novo A2 que inicialmente seria lançado como uma variante do E-tron, com motor elétrico de 60 cv, câmbio de marcha única e baterias de íons de lítio. O mesmo conjunto motriz poderá equipar uma versão de emissão zero do Up em 2013.
Você prefere o Up com motor convencional? A linha começa com o 3 cil. 1.0 l de 59 cv a gasolina com 11,1 kgfm de torque, seguido do 4 cil. 1.0 l TSFI (84 cv) e pelo Bluemotion TDI do Polo com 3 cil. 1.2 l e 74 cv, este disponível apenas na Europa. Em 2012 o 4 cil. turbo 1.2 l do Polo com 104 cv entrará na linha, mas mesmo sendo a versão mais potente a gasolina, o consumo prometido é de 28 km/l e menos de 100 g de CO2/km. A princípio, uma única versão de câmbio manual de cinco marchas (codinome MQ200-5) será oferecida, a versão 4 marchas automática foi descartada a favor de outra, automatizada (SQ200-5).
Não confunda o Up como concorrente da Dacia ou do Tata Nano. Trata-se de um legítimo Volkswagen, com toda tradição e qualidade que a marca manteve em alto nível. Será fácil de comprar e manter, e divertido de dirigir.

Fonte:carmagazine
Disponível no(a):http://carmagazine.uol.com.br/

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