![](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/340x_toppic.jpg)
A história do automóvel está repleta de indivíduos impressionantes, mas alguns são tão talentosos que merecem sua própria classificação: fodão. Aqui estão dez caras com culhões de aço, atitude cool e muita competência.
Crédito da foto: Hot Rod
![](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/340x_chinetti_.jpg)
Luigi Chinetti
Por que ele foi incrível? O nome Chinetti é familiar a qualquer iniciado em Ferraris, mas para aqueles que não são devotos da Igreja do Cavalo Rampante, aqui está um resumo: por muitos anos, Chinetti foi o único homem a importar Ferraris para a América. Foi amigo, inimigo e salvador de Enzo Ferrari, e manteve a marca viva apesar das paixões irracionais de seu amigo. Ele também criou o North American Racing Team, que foi bem sucedido com suas Ferraris nos EUA e até mesmo venceu as 24 Horas de Le Mans em 1965, competindo contra Fords GT40 e as Ferraris de fábrica. Como se não fosse bastante, pilotou e venceu a edição de 1933 das 24 Horas de Spa-Francorchamps e participou de cada edição das 24 Horas de Le Mans entre 1932 e 1953, vencendo em várias ocasiões. A mais notável destas vitórias veio em 1949, quando pilotou por incríveis 23,5 horas, entregando sua Ferrari ao co-piloto nos últimos 30 minutos. Foi a primeira vitória da Ferrari em la Sarthe.
Crédito da foto: Carlos Ghys
![](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/shelby.jpg)
Carroll Shelby
Por que ele é incrível? como um criador de galinhas do Texas tornou-se um dos maiores nomes do automobilismo? Sendo incrível. Seja vencendo Le Mans ao volante de um Aston Martin, construindo Cobras que levariam seu nome e consolidariam seu legado, fazendo um chilli bom pra caramba, trabalhando na equipe que nos deu o Dodge Viper ou simplesmente colocando seu nome em cada terceiro Mustang a sair da linha de montagem, Carrol Shelby é mais fodão do que qualquer um poderia ser.
![](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/lutz_opel_over.jpg)
“Maximum” Bob Lutz
Por que ele é incrível? com um nome como “Maximum”, como esse cara não seria um fodão? Ele trabalhou em todas as grandes de Detroit, salvou todas elas em várias situações, e até mesmo conquistou a Europa durante uma temporada na BMW. Em sua última empreitada na General Motors, fez uma volta triunfal à empresa com o renascimento do GTO e do Camaro, o Solstice, o Pontiac G8 e todas as variantes do Cadillac CTS-V. Agora ele está aposentado, mas isso não faz dele menos fodão. Agora ele tem tempo para pilotar seus caças particulares.
![](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/enzo_.jpg)
Enzo Ferrari
Por que ele foi incrível? Enzo começou sua carreria pilotando Alfa Romeos. Ele chegou a administrar a equipe de fábrica da Alfa e em 1947 começou sua própria equipe. A primeira vitória da escuderia veio em 1948 e os carros que levam seu nome competiram no Campeonato Mundial de Fórmula Um desde o nascimento da categoria em 1950, vencendo o Campeonato de Construtores por inéditas 16 vezes, e obteve 212 vitórias individuais. No começo da década de 60, a Ford quase comprou a Ferrari, mas Il Commendatore desistiu das negociações no último minuto. Isso levou a Ford a derrotar a Ferrari a qualquer custo, criando uma das maiores rivalidades do automobilismo dos anos 60.
Crédito da foto: Wired
![](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/340x_stirling.moss_.jpg)
Sir Stirling Moss
Por que ele é incrível? embora nunca tenha vencido um campeonato mundial, Sir Stirling teve uma carreira incrível. Venceu 212 das 529 corridas que correu. Pilotou os carros de 84 construtores diferentes durante sua carreira de 14 anos. Foi pole position 16 vezes em seu tempo na F1 e seu sucesso se estendeu até o terrível acidente que quase o matou e provocou sua aposentadoria no início dos anos 60. Ele ainda é fodão.
Crédito da foto: Nextcar
![](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/the_stig.jpg)
The Stig
Por que ele é incrível? independente de quem esteja sob aquele capacete, Sua Stigjestade tem lugar garantido em nossa lista de hoje. Há uma relação enorme de supostos nomes por trás do personagem, mas sua verdadeira identidade não importa. Sua velocidade é que realmente interessa. Esse cara é capaz de pegar qualquer carro que os sujeitos do Top Gear entregam a ele e parte para voltas destruidoras em um piscar de olhos. E ele é modesto também.
Crédito da foto: Top Gear
![](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/evel.jpeg)
Evel Knievel
Por que ele foi incrível? Assim como “Maximum” Bob, como alguém chamado Evel não seria o cara mais cool sobre duas rodas? Knievel fez seus saltos em sua moto por mais de 14 anos e, durante esse período, quebrou 37 ossos do corpo, um recorde do Guinness Book. Ele foi mais famoso por saltar sobre coisas, como 14 ônibus, 19 carros enfileirados, 13 caminhões de Pepsi, 50 carros empilhados, as fontes em frente ao Caesar’s Palace Casino em Las Vegas e o cânion Snake River (em uma moto a jato). Ele é um herói americano, e mesmo depois de morto, ele ainda é incrível.
Crédito da foto: The Selvedge Yard
![](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/smokey_yunick.jpg)
Smokey Yunick
Por que ele foi incrível? A lista de feitos de Yunick é larga e extensa, mas poucos momentos vêm imediatamente à cabeça. Uma vez, em uma inspeção da NASCAR antes de uma corrida, o carro de Smokey teve seu tanque de combustível removido para inspeção. Quando a vistoria acabou, ele ligou o carro e voltou aos pits – sem o tanque de combustível. O que acontece é que ele tinha um sistema que colocava gasolina no santantônio para que pudesse ficar mais tempo na pista. Ele também construiu esta máquina incrível. Ingenuidade, teu nome é Yunick.
![](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/senna.jpg)
Ayrton Senna
Por que ele foi incrível? Ayrton está aqui por vários motivos. O primeiro é sua incrível destreza em piso molhado. Vê-lo contornar curvas e ultrapassar os outros pilotos na chuva era como assistir a seu carro dançar. Ele era um mágico. Mas mesmo quando não chovia, sua incansável luta pelo topo do pódio o fez memorável: “Se você não arrisca, você não é um piloto. Por que nós estamos competindo, competindo para vencer. E a maior motivação para competir é a vitória. Não é chegar em terceiro, quarto, quinto ou sexto. Eu corro para vencer sempre que sinto que isso é possível”.
Crédito da foto: Center Blog
![](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/newman.jpg)
Paul Newman
Por que ele foi incrível? Newman começou a correr em 1969, aprendendo a pilotar em Watkins Glen ao se preparar para seu filme 500 Milhas (Winning). Sua primeira corrida foi em Connecticut, no ano de 1972 vencendo alguns campeonatos da SCCA. Ele correu em Le Mans em 1979 e terminou em segundo lugar com seu Porsche 935. Continuaria correndo por muitos anos, tornou-se a pessoa mais idosa a largar em uma corrida de campeonato nas 24 Horas de Daytona de 1995 (ele tinha 70 anos). Ele também construiu um dos mais famosos Volvo V8 já feitos. Nas horas livres, foi um dos maiores atores da história do cinema, mas isso é só um detalhe.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário