21 de mar. de 2011

Ford irá leiloar concept cars da Lincoln e Mercury feitos na última década



Para onde vão todos os carros-conceitos futurísticos e estilosos que nunca vão para as ruas? Às vezes eles acabam sendo comprados em leilões por colecionadores fanáticos. É o que vai acontecer com os protótipos produzidos pela Lincoln e pela Mercury na última década.


Seis modelos vão a leilão pela RM’s Sports & Classics of Monterrey no dia 12 de agosto com preços estimados de 40 a 250 mil dólares. Apesar da maioria dos automóveis estar completa e funcional (alguns deles com motor V8 e mais de 280 cavalos de potencia), nenhum poderá ser registrado para circular nas ruas. Sairão dos galpões da Ford diretamente para a garagem de colecionadores.
É realmente uma dó não poder dar sequer uma voltinha na estrada durante um bonito dia de verão, ouvir aquela clássica pergunta "mas que carro é esse?" e responder "meu amigo, é uma longa história".

2001 MK9
O MK9 foi um projeto para acabar de vez com a onda retrô da Lincoln. Aliás, ele é um conceito tão futurista que até hoje, nove anos depois, parece que ainda não chegou o seu tempo.
Preço: deve ficar entre os 75 e os 100 mil dólares

2004 Aviator
Um SUV elegante, bonito potente. Foi uma proposta da Ford nos SUVs de tamanho médio. Tem um V8 de 4,6 litros, câmbio de seis marchas automático – para distribuir bem o torque progressivamente – e suspensão dianteira e traseira independentes. Serviu de base para o Lincoln MKX.
Preço: estima-se que fique entre 40 e 80 mil dólares.

2004 Mark X
Feito como uma vizualização de futuro luxuoso para o design da marca, o Mark X foi inspirado nos Thunderbird conversíveis dos anos 50/60. Apesar da pinta de esportivo, com motor V8 de 3,9 litros e 280 cavalos, o concept car se destaca mesmo pelo acabamento soberbo: monitor de 7 polegadas console central para controlar as funções do carro, como climatização, pressão dos pneus e posição dos bancos, além de um sistema de som surround certificado pela THX, de George Lucas.
Preço: deve atingir os 250 mil dólares.

2005 MKS
Um sedã luxuoso, tal qual era a marca registrada da Lincoln em seus áureos tempos. Este, com motor V8 de 4,4 litros e 315 cavalos, entretanto, tem algo especial: foi o primeiro a usar rodas esportivas de 20’’. Ok, não é um atrativo tão grande assim. Próximo?
Preço: entre 40 e 60 mil dólares

2003 Navicross
Este é o único modelo que não poderá ir para a estrada nem se o dono quiser. Um modelo apenas de exterior e interior, o Navicross é pura lataria, bancos, sistema de iluminação por fibra ótica e portas traseiras que abrem ao contrário. Ou seja: sem bancos, é capaz de um Mini Cooper passar por dentro dele sem problemas.
Preço: entre 40 e 60 mil dólares

2003 Mercury Messenger
O projeto foi uma tentativa de dar uma cara nova a uma já cansada (e hoje extinta) Mercury. Baseado no muscle car Cougar dos anos 1960, o Messenger seria uma releitura tanto quanto os atuais Ford Mustang, o Chevy Camaro ou o Dodge Challenger. Trazia até faróis “escondidos” por uma grade – aliás, um dos únicos detalhes que realmente remetem ao Cougar –, mas nunca chegou a ser fabricado (e nem vai ser). O motor desse cupê seria um V8 de 4,6 litros da Ford, mas este carro-conceito não tem nenhuma de suas peças mecânicas.
Preço: entre 75 e 100 mil dólares

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: