30 de mar. de 2011

Esta Ferrari FXX está à venda por US$ 2,2 milhões



Uma das três dezenas de Ferrari FXX construídas em 2006 – e nesse caso modificada posteriormente para gerar 890 cv – chegou ao mercado de usados por quase 2,2 milhões de dólares. O pacote inclui uma tomada de tempo, banco do carona e dois manuais do proprietário…

Conforme a fonte, o número de FXX produzidas varia entre 30 e 38. Por ser tão exclusiva, raramente falamos dela, então vale a pena relembrar: são carros homologados para as pistas, baseadas nas Enzo de rua, com vários aprimoramentos trazidos dos carros de F1 da época. O motor teve a cilindrada aumentada de seis litros para 6,3 litros e a potência saltou de 660cv para 800 cv. O câmbio tem trocas tão rápidas quanto as feitas por Schumacher na época, e a suspensão é largamente baseada nos bólidos das pistas – ou seja, dura e aderente até o limite.

A Ferrari FXX foi oferecida a uma seletíssima lista de clientes da fábrica. A última delas foi feita especiamente para Michael Schumacher na cor preta (em um ano em que Alonso foi mais rápido que ele). Os compradores pagaram estimados 1,8 milhão de dólares, mas pouco tempo depois um dos exemplares zero km chegou a ser leiloado por 4 milhões! Os carros geralmente são mantidos em Maranello, que cuida do transporte até qualquer autódromo europeu para sessões particulares ou para os track days organizados pela fábrica, chamados Clienti Corsa FXX.
A unidade à venda rodou 5.000 quilômetros e pertenceu ao mesmo dono desde nova. A manutenção do carro está incluída no programa Clienti Corsa FXX e é feita pela própria fábrica. Em 2007 o modelo foi modificado com os aprimoramentos da FXX EVO, e agora tem 860 cv a 9500 rpm, 25% mais donwforce e um câmbio ainda mais rápido – o tempo de trocas caiu de 100 para 60 milissegundos.

O atual proprietário entregará o carro pessoalmente no próximo evento Clienti Corsa, em maio no Infineon Raceway, onde apresentará o potencial da FXX ao feliz comprador, que estará automaticamente qualificado para participar de todos os eventos seguintes, conhecer a equipe de apoio e manutenção e receber treinamento da fábrica para explorar ao máximo sua FXX (aqui leia “evitar destruí-la por barbeiragens”).
A FXX vem com capa, um jogo extra de rodas da Enzo, dois manuais do proprietário, um jogo de ferramentas no estojo de couro, nunca usado, abafador – que não é usado nos eventos – e um jogo extra de rodas da FXX normalmente usado para pneus de chuva. Uma pechincha, não?

Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: