Agora com motor V6 sobrealimentado, jipão de luxo é rápido, mas continua a ser figura rara nas ruas
Carlos Guimarães//Fotos: Fabio Aro
![]() |
Audi Q7 3.0 V6: motor sobrealimentado de menor cilindrada no lugar do V8 4.2 aspirado para diminuir o consumo |
Confesso que a última vez que havia visto um Audi Q7 foi quando o ex-Beatle Paul McCartney esteve no Brasil, em novembro do ano passado. O gigantesco utilitário esportivo foi o carro usado para levar o cantor no curto trajeto entre o hotel onde estava hospedado e o estádio do Morumbi, em São Paulo.
Difícil de ser visto no Brasil, o carro chega à linha 2011 apenas com o novo motor 3.0 V6 com compressor mecânico, que entrou no lugar do 4.2 V8 aspirado. Ao contrário do motorista que dirigiu o carro de Paul, consegui avaliar o jipão de luxo por um trecho bem mais longo. Levei o Q7 para Bertioga, no litoral norte de São Paulo.
![]() |
Com interior confortável, o Q7 transportou Paul McCartney de seu hotel ao Morumbi, durante a vinda do cantor ao Brasil |
A troca do V8 pelo V6 comprimido (cujo bloco de alumínio pesa apenas 33,1 kg) veio para dar um alívio ao motorista na hora de abastecer o tanque de 100 litros. É a tendência do "downsizing". Ele permitiu andar com o Q7 (2.315 kg e 5,1 metros) a 120 km/h a apenas 2.000 rpm, com o silêncio de uma limusine de luxo e consumindo em torno de 15% menos. O que ajuda bastante nesta economia é o câmbio automático de oito marchas, com dupla personalidade, assim como o motor.
Pise de leve no pedal da direita e terá um carro silencioso, equipado com uma confortável suspensão a ar. Nessas condições, o consumo fica na média de 8,1 km/l, conforme apontou o computador de bordo. Ou então afunde o pé e leve um coice dos 333 cavalos ouvindo o ronco borbulhante do V6. Nesse caso, ele pode ir de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e alcançar 243 km/h, promete a Audi.
teração com a nossa equipe!
![]() |
Com poucas mudanças visuais desde o lançamento, o jipão de luxo perde no quesito apelo visual para rivais como o Porsche Cayenne |
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário