8 de fev. de 2011
Um dragster de 3040 cv em busca do recorde de velocidade... no gelo!
Existem aqueles que temem pelo inverno e voam para o supermercado ao primeiro sinal de neve. Do outro lado está este grupo de pilotos de dragsters da neve construindo um “carro“ com 3040 cv, capaz de atingir os 320 km/h em uma pista de gelo com 305 metros (1000 pés).
O snodragster “Frozen Assets” (bens congelados) é o mais novo postulante ao recorde mundial de velocidade máxima na neve com um trenó para neve (snowmobile) da Performance Concepts de Mokena, Illinois. O carro é impulsionado por um V8 10.9 biturbo a álcool. Toda a potência é aplicada na neve por esteiras com pregos, e recebe um produto para arrefecimento durante cada tentativa para evitar um superaquecimento – mesmo correndo sobre um lago congelado.
Brad Warning, um dos responsáveis pelo veículo, contou ao Jalopnik que sua família coleciona snowmobiles antigos, incluindo modelos dos primórdios dos recordes sobre a neve, no final da década de 1960. Durante as duas décadas seguintes, o esporte cresceu na carona dos construtores de fundo de quintal que surgiam com soluções mecânicas cada vez mais malucas. O ápice chegou com o Budweiser Sno King de Paul Groth, um projeto com quatro motores Yamaha quatro cilindros; em uma tentativa não-oficial, Groth alcançou 323 km/h no quarto de milha (402 metros).
Uma década depois, uma série de invernos amenos e um crescente desinteresse dos fabricantes de snowmobiles interromperam as atividades competitivas por diversos anos. Recentemente o esporte passou a ensaiar um retorno, com Warning, Groth e Jim Costa construindo máquinas como esta Kawasaki equipada com um motor radial de cinco cilindros que eles construíram do zero.
O grupo construiu o Frozen Assets no ano passado, mas não conseguiu resolver alguns problemas antes do fim da temporada. Sua próxima tentativa de quebrar o recorde da classe ilimitada de 299 km/h em 305 metros – nas mãos de uma máquina equipada com uma Hayabusa – será na próxima semana.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário