8 de fev. de 2011

O efeito panning na fotografia



“Panning” é o estilo de fotografia que retrata objetos em movimento usando uma rotação na câmera para acompanhá-los. O resultado são imagens que dão uma noção de velocidade, ao borrar tudo que se encontra parado e focar no objeto que se move. Quer saber como se faz?


Nos comerciais de carro e encartes informativos, existem basicamente dois tipos de fotos: Panning e Congelado. Um mostra esportividade, velocidade e desempenho. O outro realça as formas do carro, mostrando os detalhes que ele possui e o quão lindo poderá ficar na sua garagem.
Como funciona na prática
O mais importante para a técnica é uma mão firme e algum tempo de prática na beira da estrada. Além disso, para uma melhor qualidade, são necessárias câmeras com um zoom razoável (6x ou mais) e com modo de escolha do tempo de abertura manual (“Shutter priority” ou “S”). O segredo consiste em acompanhar o objeto com a câmera ao mesmo tempo em que se efetua o disparo, num movimento só, deixando os braços sempre na mesma posição e girando o tronco inteiro.
O efeito “borrado” acontece com tempos de exposição médios, geralmente de 1/20 até 1/80 segundos. Se a velocidade do obturador estiver muito baixa é muito difícil acompanhar o objeto e tudo fica borrado, e se ela estiver alta o cenário inteiro passa a ficar congelado e perde o efeito de movimento.
Se você não sabe nada de fotografia, mas quer tentar com sua câmera, comece a treinar tirando-a do modo automático e ajuste o “ISO” (sensibilidade a luz) para o número mais baixo, ou mais “insensível”, assim ela se ajustará para tempos de exposição mais longos. Também encontre a informação do tempo de exposição no visor de sua câmera, geralmente ele só aparece ao se pressionar o botão de disparo levemente.

Dicas para começar a fotografar:
- Saiba o tempo de exposição e, se possível, ajuste-o manualmente no modo de operação S
- Use o auto-foco contínuo, para sempre estar com o objeto em foco
- Use o modo de várias fotos, chamado “Burst” ou “Continuous Shooting”
- Vá a um lugar onde passem muitos carros e tire muitas fotos, a princípio sem se preocupar com a qualidade, mas sempre variando a velocidade (S) e num segundo momento a abertura (A).
- Comece tentando enquadrar os carros em movimento, o que pode ser um pouco difícil devido ao lag entre você apertar o botão e a câmera fotografar em câmeras que não são SLR (Single-Lens Reflex), mas não pare de acompanhar o movimento por causa disso.

Tempo de exposição das fotos do post:
Primeira foto(VW Gol’s G3 e G4): 1/50s
Segunda foto (VW Golf Mk.4): 1/50s
Terceira foto (Chrysler Grand Caravan): 1/20s


Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: