4 de jan. de 2014

Teste: Mercedes-Benz Classe S 2014 - A nata da tecnologia

Fotos: Divulgação
Teste: Mercedes-Benz Classe S 2014 - A nata da tecnologia
Além de luxo e conforto, nova geração do Mercedes-Benz Classe S recebe um inédito arsenal eletrônico

Desde que foi criada em 1972, a denominação Classe S da Mercedes-Benz se caracterizou por seu tamanho e inovações. Mais de 40 anos depois, a “Sonderklasse” – alemão para “Classe Especial” – chega à sexta geração justificando o nome. Lançado em maio desse ano, o novo sedã desembarcou no Brasil em novembro na variante alongada S500 L e pelo equivalente a R$ 622 mil.
Mas o desenvolvimento da nova geração do sedã teve alguns parâmetros bem definidos. Um deles é atender o pujante mercado chinês de carros de luxo – o principal do planeta. Lá, uma das características mais valorizadas em qualquer automóvel é o espaço e o conforto na parte traseira, pela possibilidade de fazer do veículo um escritório-móvel. O novo Classe S ainda leva uma responsabilidade extra: ocupar o lugar vago pela extinção em 2012 da Maybach, marca da Grupo Daimler, controlador do Mercedes, que pretendia concorrer com Rolls-Royce e Bentley. Pela primeira vez na história, a Classe S foi projetada a partir do modelo com entre-eixos alongado e não do sedã tradicional. Mesmo assim, as dimensões pouco mudaram. Os entre-eixos manteve o tamanho da geração anterior – 3,04 metros no curto e 3,17 m no longo. O comprimento cresceu 4 cm, para 5,24 m, enquanto a largura aumentou 3 cm e chega a 2,13 m.

Já a inovação tecnológica mais interessante está na suspensão. Por meio do Road Surface Scan, radares e câmaras ao redor do carro conseguem “decifrar” o terreno e o percurso 15 metros à frente do modelo. A partir daí, através do Magic Body Control, um computador define o melhor acerto de suspensão possível e muda a rigidez dos amortecedores a ar. O sistema funciona somente até 130 km/h, pois precisa de pelo menos 400 milissegundos para fazer a configuração. De acordo com a Mercedes, isso melhora não só o conforto, mas também reduz as rolagens de carroceria em curvas. Ainda há um conjunto de funções que praticamente facilita a vida do motorista na condução. O pacote inclui, por exemplo, os já conhecidos controle de cruzeiro adaptativo e a câmara de visão noturna. E ainda adiciona um sistema que chega até a esterçar as rodas em situações de trânsito pesado para manter o carro em sua faixa de rodagem.


A sofisticação é tanta que a nova Classe S não tem sequer uma única lâmpada. Toda a iluminação do carro é feita por leds. O interior, por exemplo, há cerca de 300 leds distribuídos em várias funções, enquanto cada farol conta com 56 deles. Em cada lanterna traseira são outros 35. Também houve avanços construtivos. A rigidez torcional melhorou 50% em relação ao modelo anterior graças ao uso ostensivo de alumínio. A cobertura externa da Classe S, incluindo o teto e a seção dianteira da carroceria, é toda feita do material. Já a célula de sobrevivência recebeu aplicações de aço de alta resistência.

Na S500 L, a Mercedes instalou um V8 4.7 litros com dois turbocompressores para deslocar os 2.015 kg do sedã. Ele produz 455 cv de potência a 5.250 rpm que podem ser transferidos para o eixo traseiro ou para as quatros rodas por meio da tração integral 4MATIC. O torque é de generosos 71,4 kgfm, que aparecem entre 1.800 e 3.500 giros. Tudo é gerenciado pela transmissão automática de sete relações. Apesar de todo “corpanzil”, o Classe S cumpre o zero a 100 km/h em impressionantes 4,8 segundos. A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 250 km/h.

   
Primeiras impressões
Titanic do asfalto

por Alejandro Konstantonis
do AutoCosmos.com/México
exclusivo para Auto Press
   
Cidade do México/México - Uma vez dentro do S500 L o primeiro sentido aguçado é o olfato. O aroma é bem diferente daquele encontrado em carros com a estrela de três pontas. Tudo “culpa” do Air Balance, que fornece aos ocupantes quatro opções de fragrâncias que perfumam o habitáculo em espaços moderados de tempo. Um aroma discreto e sutil, mas envolvente. Outro detalhe que deixa qualquer um boquiaberto é o sistema multimídia fornecido pela alemã Burmester. São 24 alto-falantes com uma qualidade incrível.
   
Os bancos traseiros inspirados em primeira classe de aviões estão lá, mas são opcionais. São estofados em couro fino, reclinam, oferecem apoio para os pés e inúmeros ajustes elétricos. Uma tela individual de 10 polegadas para cada assento garante a diversão dos ocupantes traseiros. Dois fones de ouvido sem fio, várias entradas USB e acesso à internet completam o pacote. Os bancos dianteiros não são tão suntuosos como os traseiros, mas têm muito a oferecer. No painel, os mostradores analógicos foram substituídos por dois LCDs que projetam informações vitais do veículo e funções de comunicação, entretenimento e conforto. O interior ainda conta com a combinação de materiais como couro, madeira e alumínio.
   
Dinamicamente, o S500 não é um modelo orientado a uma tocada esportiva. Mas a resposta do V8 de 455 cv é bruta quando se decide apertar com mais força o pedal da direita. Na velocidade de cruzeiro, o sedã parece um transatlântico e é muito silencioso. Nas zonas mais extremas da pista, o comportamento é neutro e a carroceria sequer faz menção em rolar – apesar das mais de 2 toneladas de peso. O único fator que pode causar um certo desconforto é a alavanca seletora da transmissão, localizada no lado direito da coluna de direção. Uma peça que, tendo em vista toda a perfeição do resto do carro, parece um pouco ultrapassada e fora de lugar.

   
Ficha técnica
Mercedes-Benz S500 L

Motor: Gasolina, dianteiro, longitudinal, 4.663 cm³, dois turbos, oito cilindros em “V”, quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial. Acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático com sete marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 455 cv a 5.500 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 4,8 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h limitada eletronicamente.
Torque máximo: 71,4 kgfm entre 1.800 e 3.500 rpm.
Diâmetro e curso: 83,0 mm X 92,0 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo four-link, com barra estabilizadora e traseira do tipo multi-link com subchassi em alumínio e barra estabilizadora. Amortecedores a ar nas quatro rodas controlados eletronicamente e controle automático de rigidez e altura.
Pneus: 245/50 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD e assistente de frenagem de emergência.
Carroceria: Sedã com quatro portas e quatro lugares. Com 5,24 metros de comprimento, 2,13 m de largura, 1,49 m de altura e 3,17 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais dianteiros e traseiros, cortina e de joelho para o motorista.
Peso: 2.015 kg.
Capacidade do porta-malas: 470 litros.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Sindelfingen, Alemanha.
Lançamento: 2013.
Itens de série: Ar-condicionado de quatro zonas, câmara de ré, câmara de visão noturna, quadro de instrumentos digital, rádio/CD/MP3/iPod/USB/Bluetooth e GPS, bancos de couro com massageadores e térmicos, sistema de entretenimento traseiro, 11 pontos de airbags, ABS com BAS, detector de fadiga, pre-safe, rodas de liga leve de 18 polegadas, sistema de auxílio de estacionamento, controle de estabilidade e de tração, suspensão ativa, assistente de ponto cego e de manutenção de faixa de rodagem.
Preço no Brasil: US$ 265.900 – equivalente a cerca de R$ 622 mil.
 por Raphael Panaro
Auto Press
com colaboração de Alejandro Konstantonis
do AutoCosmos.com/México

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