4 de jan. de 2014

Suvs que desembarcam este ano de 2014

Renault Captur (Foto: Divulgação)

Um dos segmentos que mais promete novidades em 2014 é o de utilitários esportivos compactos. O nicho inaugurado por Ford Ecosport, em 2003, e onde o modelo reinou absoluto por um bom tempo, chega a maturidade concorrido, com diversas opções para o consumidor - que terá ainda mais trabalho para decidir o que estacionar na garagem neste ano.


O segmento que acaba de ser reforçado por Chevrolet Tracker, ganhará em breve um rival de peso com passaporte francês. Em março, chega ao país o Renault Captur, com visual moderninho, recheado de tecnologia e bem mais sofisticado do que o primo Duster.  Esse novo jipinho com vocação urbana será equipado com motor 1.2 TCe turbo de 120 cv e 19,4 kgfm de torque, disponíveis já aos 2.000 giros. O câmbio automzatizado de seis marchas promete um casamento bem sucedido com o motor entregando desempenho com uma pegada mais esportiva.
Peugeot 2008
A Peugeot também quer uma fatia desse filão. Mas o crossover 2008, que será produzido em Porto Real (RJ), chega ao mercado só no início de 2015. A estreia oficial, no entanto, deve acontecer durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.Peugeot 2008 2012 (Foto: Divulgação)
 Mas não pense que o nicho será explorado apenas por Ford, Chevrolet e Renault. No andar de cima,  marcas de luxo como BMW, Mercedes e Porsche também apostam no potencial do segmento e vêm com artilharia pesada para a concorrência. Os montadoras orientais, como a chinesa JAC e a coreana Hyundai, também preparam uma investida para ganhar terreno. Confira todas as novidades que vêm por aí:
Porsche Macan
Em maio, será a vez do recém-lançado  Macan, o irmão menor Cayenne. Feito sobre a mesma plataforma do Audi Q3, ele chega para concorrer com as versões mais compeltas de BMW X3 e o Range Rover Evoque. Por enquanto, a marca ainda não divulgou quais configurações irão desembarcar por aqui, mas podem ser até as três versões: S (motor 3.0 V6 biturbo de 340 cv), Turbo (3.6 V6 biturbo de 400 cv) e S Diesel (3.0 V6 turbo de 258 cv). Para todas, o câmbio é automatizado de sete marchas e dupla embreagem. Mas o preço dessa belezinha deve ficar próximo aos R$ 300 mil.
Porsche Macan (Foto: Divulgação)

Mercedes GLA
Mas quem promete fazer barulho mesmo é o jipinho Mercedes GLA. Esperado para o segundo semestre de 2014, o crossover urbano feito sobre a plataforma do Classe A, vai desembarcar até o último semestre de 2014 em sua versão mais em conta: a GLA 200 com motor 1.6 turbo de 156 cv e 25,5 kgfm de torque associado ao câmbio automatizado de dupla embreage, e sete marchas da marca. O preço estimado para a versão básica é de R$ 130 mil, valor bem abaixo de concorrentes como Range Rover Evoque. Isso até virar nacional em 2016.
Mercedes-Benz GLA (Foto: Mercedes-Benz)

 
  Versão SUV do HB20 será produzido em Piracicaba (SP) (Foto: Renato Aspromonte/Autoesporte)
Foto: (Renato Aspromonte/Autoesporte)
HB20 SUV
Quem também quer uma lasquinha da fatia pertencente ao Ford EcoSport é a Hyundai. A marca coreana pretende importar para cá ainda este ano um novo SUV compacto baseado em seu maior sucesso de vendas: o HB20. O modelo flaglado rodando camuflado na Coréia é esperado para o segundo semestre de 2014. Motorização e demais informações a respeito do modelo se conservam em sigilo, por enquanto.

JAC T6
Mas a Hyundai não é a única montadora oriental a querer participar desse jogo. A chinesa JAC também prepara o seu novo peão. O T6, primeiro utilitários esportivo da marca - vendido como S5 na China, já roda camuflado no Brasil e sua estreia oficial é prevista em outubro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Ele é esperado com motor 2.0 aspirado.
JAC S5 (Foto: Divulgação)




Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: