29 de jan. de 2014

Primeiro Porsche da história foi recuperado

 Fotos: Divulgação
 Primeiro Porsche da história foi recuperado
Modelo elétrico, mais conhecido como P1, foi construído pelas mãos do fundador da marca alemã, em 1898

por David Sharp
MotorDream
 
Ao contrário do que muitos pensam, o primeiro carro com o "selo" Porsche foi criado ainda no século XIX. Trata-se do Egger-Lohner Eletric Vehicle C.2 Phaeton Model, produzido no longínquo ano de 1898 por Ferndinand Porsche - o fundador da marca de luxo alemã.
 
Eternizado na história como Porsche P1 - devido ao nome original ser muito longo e sua construção ter sido feita pelas mãos do homem que deu seu sobrenome à fabricante - o modelo foi recuperado e fará parte da coleção permanente do museu da marca, a partir do dia 31 de janeiro, quando será realizada uma cerimônia exclusiva e restrita a poucos convidados. Recuperado e não restaurado, teve peças originais importantes de sua carroceria substituídas por placas de acrílico para recriar sua antiga e "verdadeira" imagem.
 
 
O Porsche P1 era um modelo elétrico com potência máxima de 5 cv no "modo sobrecarga" - o modo Sport de hoje, na época. Apesar de muito pouco para os dias atuais, o carro conseguia chegar a 35 km/h e tinha autonomia de 80 km. No entanto, dirigí-lo não era tarefa das mais fáceis, já que era necessário controlar 12 instumentos diferentes.
 
Mas a história do veículo não para por aí. Em setembro de 1899 o fundador da marca de Stuttgart conduziu o P1 em uma corrida de 40 quilômetros. Mesmo participando da prova com outros três passageiros a bordo do carro, Ferdinand conseguiu vencê-la com mais de 18 minutos de vantagem para o segundo classificado. Além deste considerável desempenho, o primeiro modelo da Porsche já foi considerado o automóvel com menor consumo energético em perímetro urbano. 
 
 
 
 
 

Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: