28 de jan. de 2014

Orientais bem-orientados em seus carros-conceito

28/01/2014 09:13  - Fotos: Divulgação
Orientais bem-orientados em seus carros-conceito
Fabricantes asiáticas esquecem o pragmatismo visual e ousam em seus novos projetos

por Raphael Panaro
Auto Press

As marcas orientais são conhecidas pelo conservadorismo na hora de lançar um carro. Mas são fabricantes como Honda, Kia, Toyota, Nissan e Lexus que vêm dando espaço para os “devaneios” de seus designers.
Enquanto isso, as marcas alemãs, às voltas com a crise europeia, estão cada vez menos motivadas a investirem em protótipos delirantes. Qualquer propótipo apresentados por Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen e Porsche nos últimos tempos têm sido simples avant-première de modelos que passaram a ser produzidos poucos meses depois. A Honda, ao contrário, foi até longe demais no quesito “esquisitices”. Com o FCEV Concept, a marca japonesa mostrou sua visão de design de olho na eficiência aerodinâmica e de consumo. O FCEV é movido a hidrogênio e tem autonomia de 482 km. O impressionante é o tempo de recarga total da célula: 3 minutos. O conjunto consegue entregar 134 cv de potência e, segundo a Honda, uma versão de produção estará rodando até 2015 nas ruas do Japão, Estados Unidos e Europa.
Outro modelo que chama a atenção é o Toyota FT-1. O conceito Future Toyota One foi criado primeiramente para ser uma das estrelas do game Gran Turismo 6, do console Playstation 3 – assim com a Mercedes-Benz fez com o Vision Gran Turismo. As linhas são bastante ousadas e foram elaboradas pelo estúdio de estilo da Toyota na Califórnia, nos Estados Unidos – o Calty. O design traz inspiração em aviões, onde as gigantes entradas do para-choque parecem turbinas que admitem o ar, que é liberado em seguida na traseira. Na parte de trás há também uma asa escamoteável. A Toyota não divulgou especificações técnicas do FT-1 e se limitou a dizer que o conceito possui motor dianteiro. E a única pessoa no planeta que teve o privilégio de dirigir o FT-1 nas pistas foi Akyo Toyoda, presidente da Toyota e piloto de corridas de longa duração nas horas vagas.
A fabricante nipônica também tem exibido o “estranho” FCV. O carro ostenta para-choques bojudos com enormes entradas de ar nas extremidades. A traseira se assemelha à parte da frente, mas em uma escala reduzida. O conceito – mostrado pela primeira vez em 2011 – é a aposta da Toyota em energias alternativas, no caso o hidrogênio. E deve ganhar vida em 2015 com autonomia de 500 km e o tempo de recarga dos dois tanques de alta pressão é também de 3 minutos – igual ao Honda FCEV.
Na divisão de luxo da Toyota, o estudo fica em cima do conceito LF-NX, que parece uma variação sobre om mesmo tema do esportivo LFA e adotou linhas semelhantes em seus carros. No modelo, a fabricante premium leva a linguagem L-Finesse às últimas consequências. A enormidade vincos na carroceria impressiona e dá ao SUV um visual “musculoso” – graças também a grande grade frontal cromada e as entradas de ar do para-choque. O conjunto óptico tem leds e as luzes diurnas são independentes. O desenho contribuiu para que o LF-NX seja o modelo com menor coeficiente aerodinâmico da Lexus. A marca diz que 85% do atual design será mantido em uma versão de produção que ganhará vida em 2014. O conceito que mede 4,64 metros de comprimento, 1,62 de altura e 2,70 metros de distância entre eixos e será a aposta da Lexus para fazer frente ao sucesso do Ranger Rover Evoque.
A compatriota Nissan vem mostrando saúde também na área de estudos de design. O conceito Sport Sedan antecipa o que pode vir a ser o próximo sedã grande Maxima. As dimensões ficam em 4,87 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,37 m de altura e distância entre eixos de 2,82 metros. O Sport Sedan é 29 mm mais longo do que o atual Maxima vendido nos Estados Unidos – além de ter 49 mm a mais de entre-eixos. O desenho é fruto do centro de estilo da Nissan em San Diego, na Califórnia. Ele tem a linguagem V-Motion que abusa dos vincos e traz os faróis dianteiros em formato agressivo – parecidos com o 370Z. Na traseira, as lanternas bumerangue lembram o sedã médio-grande Altima. A Nissan “calçou” o Sport Sedan com rodas de 21 polegadas e pneus 275/30. Para empurrar toda esta suntuosidade, o motor é um V6 3.5 litros com 300 cv de potência. Apesar de ter ostentar o nome Sport, o modelo traz tração dianteira e o câmbio continuamente variável – CVT.
A coreana Kia vem investindo no esportivo-conceito GT4 Stinger, uma visão do futuro rival para o Toyota GT-86. Na dianteira, o cupê de quatro lugares traz a tradicional grade “focinho de tigre” em um tamanho generoso – para ajudar a resfriar o motor. Mas o destaque são a coluna dianteira “vazada” e os faróis com leds arrumadas em um filete vertical. Já a lateral deixa bem claro que o modelo é um Gran Turismo com a linha ascendente do teto. Atrás, as lanternas também em led fazem um formado de “C” e as duas saídas de escapamento nas extremidadades do carro completam o conjunto. Um detalhe que chama atenção pelo requinte é a ausência de maçanetas internas. Para abrir as portas, usam-se tiras de tecido. De acordo com a Kia, o GT4 Stinger é equipado com um propulsor quatro cilindros 2.0 litros com injeção direta. Ele é capaz de entregar 315 cv de potência que são enviados ao eixo traseiro. A transmissão é automática de seis relações.

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