13 de jan. de 2014

JEEP PODERÁ TER FÁBRICA NO BRASIL

Conclusão da fusão entre Fiat e Chrysler abre as portas para a fabricação dos modelos Jeep no Brasil; Cherokee é um dos cotados para ser nacionalizado


por TEREZA CONSIGLIO, DE DETROIT
 
Jeep Cherokee 2014 (Foto: Divulgação)

A Jeep espera que 2014 seja seu maior ano no  Brasil. Não só porque é quando dois de seus principais lançamentos desembarcam no país  - o Grand Cherokee este mês e o novo Cherokee no meio do ano -, mas também porque a montadora tem grandes chances de produzir seus produtos no país.
“Com a conclusão da compra total da Chrysler pela Fiat podemos retomar esses planos”, declarou Luiz Tambor, diretor de marketing e vendas da Chrysler para o Brasil, que vê a aquisição como um atalho para as marcas do grupo deslancharem no Brasil, inclusive, e para retomar os planos de produzir no país.  "Antes nós éramos duas empresas distintas, agora como uma só será mais fácil tomar as decisões", disse o executivo.
Segundo ele, por ser a Jeep a marca mais vendida do grupo Chrysler, incluisve no Brasil, é ela quem tem as maiores chances de ganhar uma fábrica no país. “A fabricação só seria viável com uma modelo de volume. Por isso, a Jeep é marca mais cotada. Mas não descartamos um modelo como o Dodge Dart”, comentou Tambor, que também citou a possibilidade de ser um  produto inédito.
Vale lembrar que tanto o Dart como o novo Cherokee compatilham a mesma plataforma global CUSW ( Compact U.S. Wide), fruto da parceria entre Fiat e Chrysler e que  também poderá ser empregada pela Fiat na construção de um novo SUV para o mercado nacional. Diante das especulações, Tambor não confirma, mas admite a possibilidade de os futuros Jeep brasileiros saírem da nova linha de montagem da Fiat em Goiana, Pernanbuco, cujas operações devem começar até o fim deste ano.
Dodge Dart GT 2013 (Foto: Divulgação)
Próximos lançamentos
Enquanto a nacionalização dos produtos Jeep são estudadas, a Chrysler prapara três novos produtos para este ano: o topo de linha Grand Cherokee, já em pré-venda no Brasil, o SUV médio Cherokee e também o Dodge Durango. Os dois últimos com previsão de desembarcarem no segundo semestre.
De acordo com a Chrysler, o novo Cherokee chega mais próximo da metade do ano, trazendo um visual completamente renovado. Já o Dodge Durando deve ficar só para o fim do ano. Feito sobre a mesma plataforma do Jeep Grand Cherokee, ele será uma das atrações da Chrysler no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, e marcará as comemorações dos 100 anos da marca Dodge. Ele desembarca na versão de sete lugares, com novos conjuntos ópticos, painel de instrumentos e central multimídia. Além disso, deve vir equipado com o mesmo câmbio automático de oito marchas do irmão Grand Cherokee.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: