29 de jan. de 2014

Ford na Campus Party 2014 - Admirável mundo "nerd"

Fotos: Divulgação
Ford na Campus Party 2014 - Admirável mundo
Ford aproveita Campus Party 2014 para lançar no Brasil o “gadget” SYNC AppLink

por Raphael Panaro
Auto Press


Hoje em dia, o que faz a diferença em um automóvel é muito mais que motor, transmissão ou design. O avanço da tecnologia e da pluralidade de serviços de informação e entretenimento nos últimos anos agora ditam regras entre os veículos. E nesse caminho a Ford tem ido além.
A fabricante norte-americana literalmente se “enfiou” entre os “geeks”, “nerds”, empreendedores, “gamers”, cientistas que se reúnem para acompanhar centenas de atividades sobre inovação, ciência, cultura e entretenimento digital na chamada Campus Party, evento que acontece anualmente em São Paulo. A marca é a única até agora a participar de duas das sete edições da maior feira de tecnologia do país. O movimento que começou em 1998 na Espanha, aterrissou no Brasil dez anos depois com 3 mil participantes. Na versão 2014 são mais de 8 mil “campuseiros” – como eles mesmos se apelidam – que ficam “hospedados” em tendas dentro do Pavilhão de Exposições do Anhembi. Durante uma semana, pessoas que parecem saídas da série televisiva “The Big Bang Theory” respiram e vivem de tecnologia. E foi  nesse ambiente que a Ford anunciou um novo sistema que vai passar a ser integrado em seus modelos por aqui – até o fim de 2014 – chamado SYNC AppLink.

O “gadget” é disponível desde 2010 nos Estados Unidos e permite o acesso aos aplicativos dos smartphones que, segundo dados da marca, representarão 57% dos celulares no Brasil em 2015. O dispositivo tem um foco na segurança, já que tudo é feito por comando de voz – e não por meio de toques. “Continuamos trabalhando para entregar a conectividade que o consumidor quer, mas garantindo que ele mantenha as mãos no volante e os olhos na estrada”, vangloria-se Doug Van Dagens, Diretor Global de Soluções de Conectividade da Ford.


A Ford não especificou a partir de quando o SYNC AppLink estará disponível para os consumidores brasileiros, mas até o final de 2014 alguns modelos passarão a contar com tal tecnologia. Hoje o SYNC é oferecido em carros como o New Fiesta, EcoSport, Focus, Fusion e Edge. “Os automóveis são plataformas de tecnologia móvel e a Ford trabalha para oferecer carros mais intuitivos, mais conectados e mais seguros”, avisa Rogélio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford para a América do Sul.
   
Inicialmente três aplicativos estarão disponíveis. O primeiro é o Tune In, que oferece mais de 100 mil estações de rádio do mundo todo. Outro é o Glimpse, que permite de forma segura compartilhar com alguém a sua localização em tempo real. O último será o Napster – aquele mesmo dos anos 2000. Ele traz mais de 15 milhões de músicas que podem ser buscadas a qualquer momento. A Ford possui mais de 60 aplicativos compatíveis com o SYNC AppLink e pretende trazê-los aos poucos para o Brasil. A marca também quer “surfar” na onda dos “apps” onde estimativas apontam que, até 2015, serão 180 bilhões de downloads em todo o mundo. Só no ano passado foram vendidos 1 bilhão de smartphones no planeta.
Mas o que realmente a marca norte-americana deseja é que programadores criem aplicativos úteis para os motoristas. E nada melhor que na Campus Party para angariar alguns “nerds” ansiosos para “mostrar serviço”. A Ford vai disponibilizar todos os mecanismos por meio do site www.developer.ford.com para que os desenvolvedores explorem suas imaginações e testem os aplicativos diretamente no sistema SYNC. Para que um aplicativo seja aprovado, ele passará por uma bateria de testes do engenheiros da Ford para checar as funcionalidades e se atende todos os padrões exigidos pela marca do oval azul. Os executivos da fabricante também afirmaram durante palestra realizada na Campus Party que os colaboradores não serão remunerados pela Ford, mas o direito de propriedade intelectual permanecerá com o criador. A marca também não vai interferir se desenvolvedor quiser cobrar algum valor pelo aplicativo. “A Ford não ficará com um centavo”, afirma Scott Burnell, responsável pelo programa de desenvolvimento da empresa. O sistema SYNC AppLink será compatível com diversas plataformas como iOS, da Apple, Android e Blackberry. Para os compradores de carros da Ford com o SYNC, mas ainda sem o AppLink, a fabricante vai oferecer um upgrade do sistema para incorporar o novo produto.
 


Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):

Nenhum comentário: