28 de dez. de 2013

Top 10: Tecnologias que chegarão em breve ao seu carro

 Fotos: Divulgação

Top 10: Tecnologias que chegarão em breve ao seu carro
Itens que parecem ser tirados de filmes de ficção científica, mas que já estão sendo desenvolvidos para o universo automotivo

Todos os dias são lançadas em todo o mundo tecnologias impressionantes que podem ser classificados como de " ficção científica ". Equipamentos que pareciam ser de impossível acesso, hoje já fazem parte da realidade do universo automotivo. Abaixo estão listados dez itens que a pouco tempo pareciam pertencentes apenas a filmes futurísticos, mas que serão vistos em breve nas concessionárias.

10 - Pneus que não furam
Algo que todos os motoristas estão expostos é que um dos pneus de seu carro fure. Esta é a maior fraqueza dos carros na atualidade. Claro, existe tecnologias que ajudam, como o RunFlat que permite mover-se um pouco mais com um pneu sem ar, mas não é uma solução final. No entanto, este ano, a Polaris Sportsman introduziu o HO WV850, nem mais nem menos do que o primeiro carro com pneus sem ar. Desenvolvido por uma subsidiaria da marca, o pneu teve a parte onde fica o ar substituída por uma estrutura como uma rede de borracha que dá firmeza e suavidade a roda. 
9 - Carros que podem falar
Os sistemas de reconhecimento de voz atuais, apesar de já serem bastante refinados, ainda não alcançaram seu potencial máximo. Muitas vezes, o sistema não consegue nem entender o que o condutor quer dizer. Um dos exemplos mais desenvolvidos que pode ser destacado é a Siri da Apple que funciona de forma mais natural e revolucionou a técnica de reconhecimento de voz. Hoje, marcas como a Hyundai estão focadas em desenvolver esta tecnologia e aplicá-la em seus carros. Criando um sistema muito mais avançado, onde o usuário poderá ter, praticamente, uma conversa com seu carro.
8 - Carros que se comunicam uns com os outros
Depois da invenção do cinto de segurança e do controle de estabilidade, esta é provavelmente a tecnologia mais importante quando o assunto é prevenção de acidentes. A idéia é que cada carro tenha um transmissor e um receptor, que pode trocar informações, como localização, velocidade, etc. com outros carros e, assim, analisar a mesma informação de outros veículos e tomar medidas para evitar um acidente, como uma parada brusca. Este sistema já está sendo desenvolvido por um grupo de marcas formado pela Ford, GM, Toyota e Volkswagen, em conjunto com o Departamento de Transportes dos Estados Unidos. O desafio será estabelecer uma comunicação ao alcance de todas as marcas.
7- Carros com motores nas rodas
Ao longo da história já se viu carros com motor localizado no meio, na traseira e em sua dianteira. No entanto, com o avanço dos carros elétricos isso certamente irá mudar. Os motores elétricos são muito mais compactos do que um motor a gasolina, por isso a tendência é que ele passe a ser colocado nas rodas de cada veículo. Isso também irá torná-lo mais eficiente, já que abrirá mão da transmissão. A sobra de espaço no carro também poderá revoluionar o design dos modelos. Além disso, sobrará mais espaço para itens de segurança e ajudará na distribuição de peso do veículo, o tornando mais ágil. 
6 - Carros autônomos
Carros que dirijam sozinhos sempre rondaram o imaginário de quem é apaixonado pelo universo automotivo. E essa tecnologia não está longe de virar realidade. Algumas marcas já estão trabalhando para desenvolver carros autônomos. O Google, por exemplo, já possui alguns veículos que circulam pela Califórnia, nos Estados Unidos, sem ajuda humana. A Audi também já começou a realizar alguns testes em Nevada, também nos Estados Unidos, e a Volvo fez alguns testes na Espanha e pretende colocar cem carros autônomos nas ruas em 2017. E estas são apenas algumas marcas que estão nessa "corrida" para lançar modelos autônomos no mercado.
5 - Carros que antecipam o que vai acontecer
Itens como câmaras de visão periférica e GPS até agora têm sido usados ​​para dizer ao motorista onde ele está, para onde está indo e coisas que são difíceis de se ver sentado no banco do motorista. Mas agora essas tecnologias vão também ajudar os motoristas a prevenir e antecipar situações na estrada. A Audi, por exemplo, está trabalhando em luzes direcionais que são ativadas de acordo com o caminho especificado no sistema de navegação com antecedência. Já a BMW tem no Rolls-Royce Wraith uma transmissão que se adapta de acordo com o sistema de navegação e a rota planejada para planejar melhor o consumo de energia do carro.
4 - Carros que estacionam sozinhos
Todo mundo já conhece as tecnologias que ajudam o condutor a estacionar seu carro. No entanto, a indústria automotiva já está desenvolvendo o próximo passo no que se refere a estacionamento. Agora a ideia é que o motorista deixe o carro na rua e o veículo vá por si só à procura de uma vaga. Quando necessário, o dono do veículo poderá chamar o carro de volta e ele irá buscá-lo. 
3 - Carros que não são de metal
Ao longo da história automotiva, os carros foram construídos de diversos tipos de materiais. Agora, para reduzir custos e o peso dos veículos, é cada vez mais comum ver carros com nenhum metal no corpo. E o material preferido tem sido a fibra de carbono. Isso porque, além de poder ser modelada a qualquer forma, é mais dura e mais leve do que qualquer metal. 
2 - Carros que fazem de você um piloto melhor
Com todos os sistemas de prevenção de acidentes, segurança passiva e ativa, os carros estão se tornando mais fáceis de manusear. Logo chegará o dia em que você não precisará se preocupar com praticamente nada ao dirigir. Agora um carro avisa se houver um obstáculo na frente, e pode até frear sozinho se você não o fizer, avisa se você saiu da sua pista, acelera sozinho para manter uma velocidade predeterminada, mantem distância do carro da frente, evita que você tenha acidentes no estacionamento, entre outros. A lista é interminável e de fato torna as ruas mais seguras.
1 - Carros elétricos que recarregam sem fio
Um dos grandes problemas dos carros elétricos é que você precisa de um cabo para recarregar as baterias. Ele tem de ser de um comprimento específico e se estiver danificado não carregará o seu carro. É por isso que, como para telefones celulares, estão desenvolvendo sistemas sem fio de recarga por indução. Isto significa que basta colocar a bateria perto de uma superfície carregada, sem cabos, para recarregar o veículo.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/

Nenhum comentário: